Ergonomia




 http://zerohora.rbsdirect.com.br/imagesrc/13499116.jpg?w=620

Ergonomia é o estudo que tem como principal objetivo adaptar as condições de trabalho às características psico-fisiológicas dos trabalhadores, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança, e desempenho eficiente.
Embora o conceito de ergonomia aborde primordialmente as relações entre o homem e o seu trabalho, atualmente o estudo da ergonomia está presente não só no ambiente de trabalho mas também em diversas áreas do cotidiano das pessoas como, por exemplo :

· no design dos automóveis (bancos, painel, tampa do porta-malas, etc.);
· no formato dos cabos de panelas;
· nos tipos de colchões;
· no mobiliário para residências;
· no formato das alças de malas;
· nas ferramentas;

Outras definições para a Ergonomia

"A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida". (Congresso Internacional de Ergonomia, 1969)

"A única e específica tecnologia da ergonomia é a tecnologia da interface homem-sistema.

A ergonomia como ciência trata de desenvolver conhecimentos sobre as capacidades, limites e outras características do desempenho humano e que se relacionam com o projeto de interfaces, entre indivíduos e outros componentes do sistema. Como prática, a ergonomia compreende a aplicação de tecnologia da interface homem-sistema a projeto ou modificações de sistemas para aumentar a segurança, conforto e eficiência do sistema e da qualidade de vida.

No momento, esta tecnologia única e especial possui pelo menos 4 componentes principais identificáveis que do mais antigo ao mais recente, são os seguintes:

tecnologia da interface homem-máquina ou ergonomia de "hardware";

tecnologia da interface homem-ambiente ou ergonomia ambiental;

tecnologia da interface usuário-sistema ou ergonomia de "software";

tecnologia da interface organização-máquina ou macroergonomia".

Quando um fisioterapeuta atua na ergonomia de uma empresa, escola, casa ele procura adequar mobiliário, iluminação a melhor manutenção de postura e movimento considerando o menor esforço possível, sempre.

A atuação de fisioterapeutas tem muita importância, principalmente dando laudos ergonômicos para empresas ou pessoas interessadas.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.