Pilates combate a dor na Coluna





A dor crônica é uma realidade para 7% a 40% da população mundial, sendo que de 50% a 60% dessas pessoas ficam parcial ou totalmente incapacitadas, temporariamente, ou até pelo resto da vida.

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) não tem estimativa nacional semelhante, contudo, diversas clínicas como a Pilates Center, em Belo Horizonte, registram o crescimento diário de pacientes buscando alternativa para tratar a dor.

As causas são diversas e a dor nas costas é umas das reclamações mais recorrentes de quem busca a prática do Pilates como tratamento para o problema. Atualmente, de cada dez pacientes atendidos, sete reclamam de dor nas costas.

O Pilates é personalizado para a necessidade de cada paciente, unindo movimentos de solo e em aparelhos que, simultaneamente, exercitam força e flexibilidade. O foco mais intenso desse trabalho está no fortalecimento do tronco e do abdome, centro do corpo. Os principais resultados são o ganho de força muscular, alongamento e a flexibilidade, gerando também excelentes resultados na recuperação de movimentos de pessoas com problemas de coluna ou alívio para lesões muscular.

Em geral, as dores geram contrações musculares e reduzem a circulação sanguínea no interior dos músculos, provocando dor e fadiga, cuja frequência torna a dor crônica. Mesmo trabalhando numa posição sentada e confortável, a pessoa poderá ter dor e desconforto.

Existe um consenso que as pessoas tensas, estressadas e descontentes com seu trabalho também têm contração muscular mais intensa e frequente, o que leva a maior fadiga e dor. Atualmente, a dor nas costas é uma das principais causas de afastamento do trabalho, gerando prejuízos econômicos para todas as partes envolvidas.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.