Importância da pesquisa para o profissional de Fisioterapia






http://www.shiatsuancestral.com.br/wp-content/uploads/2017/10/fisioterapeuta-tratamento.jpg

RESUMO

O fisioterapeuta é o profissional da área da saúde de nível superior que tem por atividade privativa executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.(Decreto-Lei nº 938 - de 13 de Outubro de 1969, Citado por REBELATO & BOTOMÉ, 1999).

Entre as várias áreas de atuação deste profissional a pesquisa científica destacase a cada dia mais, pois se faz necessário à criação de novos protocolos para a evolução técnica e tecnológica da profissão.(RICIERI, 2003). Este estudo tem por objetivo, através de uma revisão bibliográfica, enfatizar a relevância da pesquisa científica para os profissionais e acadêmicos de fisioterapia. E como resultado deste estudo espera-se que estes profissionais possam consolidar a fisioterapia baseada em evidências e cientificidade.

1. A FORMAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO EM FISIOTERAPIA

No universo da pesquisa é preciso errar para que outros possam acertar, o erro é um constante companheiro do pesquisador, ele o incentiva a progredir em seus estudos gerando assim um mecanismo de motivação interna e tornando as muitas adversidades do processo de elaboração da pesquisa científica mais desafiadoras do que já são. Em fisioterapia, através do processo "tentativa-erroacerto" novos protocolos estão sendo criados compondo assim um grande arsenal de recursos e técnicas fisioterápicas (RICIERI, 2003).


Rebellato & Botomé (1999), afirmam que nos diferentes momentos de sua constituição, a fisioterapia sofreu várias alterações na concepção do objeto de seu trabalho, desenvolvendo-se por caminhos que não

Leia mais em:
http://www.estacio.br/graduacao/fisioterapia/artigos/importancia_pesquisa.pdf

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.