Importância da pesquisa para o profissional de Fisioterapia




http://www.shiatsuancestral.com.br/wp-content/uploads/2017/10/fisioterapeuta-tratamento.jpg

RESUMO

O fisioterapeuta é o profissional da área da saúde de nível superior que tem por atividade privativa executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.(Decreto-Lei nº 938 - de 13 de Outubro de 1969, Citado por REBELATO & BOTOMÉ, 1999).

Entre as várias áreas de atuação deste profissional a pesquisa científica destacase a cada dia mais, pois se faz necessário à criação de novos protocolos para a evolução técnica e tecnológica da profissão.(RICIERI, 2003). Este estudo tem por objetivo, através de uma revisão bibliográfica, enfatizar a relevância da pesquisa científica para os profissionais e acadêmicos de fisioterapia. E como resultado deste estudo espera-se que estes profissionais possam consolidar a fisioterapia baseada em evidências e cientificidade.

1. A FORMAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO EM FISIOTERAPIA

No universo da pesquisa é preciso errar para que outros possam acertar, o erro é um constante companheiro do pesquisador, ele o incentiva a progredir em seus estudos gerando assim um mecanismo de motivação interna e tornando as muitas adversidades do processo de elaboração da pesquisa científica mais desafiadoras do que já são. Em fisioterapia, através do processo "tentativa-erroacerto" novos protocolos estão sendo criados compondo assim um grande arsenal de recursos e técnicas fisioterápicas (RICIERI, 2003).


Rebellato & Botomé (1999), afirmam que nos diferentes momentos de sua constituição, a fisioterapia sofreu várias alterações na concepção do objeto de seu trabalho, desenvolvendo-se por caminhos que não

Leia mais em:
http://www.estacio.br/graduacao/fisioterapia/artigos/importancia_pesquisa.pdf


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.