Ciclismo pode ser usado na recuperação da lesão








O ciclismo pode ser a resposta aos atletas de corrida que estão lesionados, fazendo com que eles mantenham o condicionamento físico, pois tanto na corrida quanto no ciclismo trabalhamos os mesmos músculos: quadríceps, panturrilha, glúteos, posteriores da coxa (isquitibiais) entre outros.

Quando o atleta tem alguma lesão na corrida, a primeira atitude que o mesmo tem a tomar é diminuir o impacto durante os treinamentos. No ciclismo não há impacto e o atleta tem os mesmos ganhos cardiovasculares da corrida, além de trabalhar outras articulações.

O movimento de pedalada identifica-se com o da corrida e faz com que o atleta tenha mais agilidade. No ciclismo trabalhamos os membros superiores podendo melhorar a postura durante da corrida, sem contar ainda no trabalho dos músculos expiratórios e inspiratórios utilizados em demasia, gerando um melhor condicionamento físico.

E a recíproca também é verdadeira. O atleta de ciclismo que quiser melhorar seu desempenho, também pode usar a corrida como um complemento ao seu treinamento. Lembre-se que é de suma importância a orientação de um profissional de educação física nos seus treinos.

Principais lesões na corrida -


Tendinite no Tendão Aquileu: tendão aquileu é o maior tendão do corpo humano e pode suportar tensões de até 450 kg. As lesões são mais freqüentes em indivíduos entre 30 e 45 anos e isso está associado diretamente com a sobrecarga de treino.

Esta acontece com o aumento súbito da corrida e velocidade, acréscimo de aclives e declives nos treinos, tempo treino elevado e alterações anatômicas de pé e tornozelo.


Fasciíte Plantar: inflamação da fáscia plantar de origem traumática. A fáscia plantar é uma estrutura que dá tensão e mantém a arcada óssea do pé estável. A dor da fasciíte é freqüentemente confundida como sendo do esporão calcâneo.

O esporão calcâneo faz parte do quadro da fasciíte plantar e se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo; mas é importante salientar que o esporão não ocorre na fáscia plantar e sim no músculo flexor anterior dos dedos à qual é adjacente à fáscia.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.