Perguntas e Respostas sobre operação de ligamento cruzado anterior




Quanto tempo é preciso até retornar a prática esportiva após reconstrução do LCA?  

Os esportes de contato (futebol, rugby, handbol, etc.) são praticados de 6 a 9 meses após a cirurgia.  (Clique aqui para ver um  protocolo de reeducação  após cirurgia ligamentar - LCA)  

 

·        Terá uma cicatriz ? De que tamanho?

Sim:  a cirurgia intra articular é realizada por artroscopia, mas uma incisão é necessária para retirada do enxerto. A cicatriz para retirada do enxerto dos tendões flexores do joelho é mais curta e ''estética'', 3 cm; já para retirada do tendão patelar a cicatriz é em torno de 6 a 8 cm. Quando utilizada a técnica de duas incisões, uma outra pequena cicatriz externa, inferior a 2 cm, é necessária. 

 

·        Quantos dias de internamento são necessários?   

O internamento é curto: normalmente de 3 a 5 dias. 

 

·        E se eu não for operado?  

Aos esportistas que apresentam uma lesão do ligamento cruzado anterior e queiram continuar a praticar esportes de contato pivô, é indicada a reconstrução cirúrgica do LCA: a prática esportiva sem o LCA, pode levar a uma lesão meniscal e desgaste cartilaginoso, acelerando o aparecimento de artrose (ver uma artrose verdadeira do joelho) (detalhes)

  

Quanto tempo sem trabalhar (ou escola) após reconstrução do LCA por artroscopia?

Em relação a escola é previsto um repouso de 15 dias: para trabalho físico é preciso repouso de aproximadamente 6 a 9 semanas. Para trabalho de grande força 3 meses são necessários.

 

Após quanto tempo poderei dirigir um carro?

Uma vez que o enxerto tenha sido bem fixado ao osso, será incorporado em torno 45 dias após a cirurgia, é quanto se pode retomar uma vida cotidiana normal (subir e descer escadas, dirigir ...) 

 

Como  tomar banho logo após a cirurgia?

A higiene pessoal antes e após uma cirurgia ortopédica é de capital importância : entretanto deve-se evitar  molhar a ferida durante o banho, até que esteja cicatrizada, porque o risco de infecção é maior se a ferida ainda não estiver cicatrizada. Atualmente existem curativos que permitem tomar banho sem molhar a ferida.

 

Quando são retirados os pontos?

Os pontos reabsorvíveis caem sozinhos em 10 a 15 dias, senão são retirados em torno de 14 dias após a cirurgia (sem dor....).

a leve com você"

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.