Dorsalgia do levantador de pesos




A dorsalgia de levantador de pesos (entorse lombar) é uma lesão dos tendões e músculos da parte inferior das costas, que causa espasmos musculares e inflamação.

Qualquer esforço importante pode lacerar os músculos e tendões da parte inferior das costas (a região lombar). Este tipo de lesão é frequente nos desportos que implicam empurrar ou puxar grandes pesos, como levantar um peso do chão ou agarrar ou empurrar um jogador adversário no futebol americano. Este tipo de lesão também se observa nos desportos que exigem torções repentinas das costas: dar a volta para driblar depois de capturar um ressalto no basquetebol ou manipular um taco de basebol ou um taco de golfe.

Os factores de risco que favorecem uma lesão da zona lombar incluem uma curvatura exagerada da parte inferior da coluna vertebral, a pélvis (osso da bacia) deslocada para a frente, os músculos das costas demasiado rígidos ou fracos, os músculos abdominais débeis e os músculos do tendão do escavado poplíteo pouco flexíveis. As costas também são propensas a lesões quando a coluna vertebral está enfraquecida pela artrose, as vértebras mal alinhadas, os discos com hérnias ou roturas, ou um tumor ósseo.

Uma lesão da zona lombar costuma causar uma dor repentina nas costas durante uma torção, um empurrão ou um estiramento. De início, a dor não é suficientemente forte para interromper os exercícios; contudo, o músculo ou o tendão lacerado continua a perder sangue e incha. Duas ou três horas mais tarde, produzem-se espasmos que causam uma dor intensa. A pessoa costuma preferir permanecer imóvel, com frequência acocorada em posição fetal, dado que os espasmos musculares podem agravar-se por qualquer movimento das costas. A zona inferior das costas pode doer ao tacto e piora quando a pessoa se inclina para a frente.

Logo que seja possível, depois da lesão, a pessoa deve permanecer em repouso absoluto, aplicando gelo e compressas sobre a inflamação. Os exercícios para fortalecer os músculos abdominais que ajudam a estabilizar as costas, e aqueles para distender e fortalecer os músculos das costas, são benéficos depois de ter começado a cura. Uma máquina de remo é excelente para o fortalecimento das costas, se não provocar dor.

Uma curvatura exagerada da parte inferior da coluna vertebral (que tende a aumentar a tensão sobre os músculos que a sustentam) é determinada, em grande parte, pela inclinação da pélvis. Portanto, a curvatura exagerada pode ser atenuada com uma variedade de exercícios que inclinam a parte superior da pélvis para trás, ou seja, para uma posição mais normal. Esses exercícios consistem no fortalecimento dos músculos abdominais (para os encurtar) e o estiramento dos músculos da coxa (para os alongar). Usar uma faixa para levantar pesos pode ajudar a prevenir as lesões das costas.




Fortelecimento do músculo vasto interno
1.Permanecer de pé com ambos os joelhas direitos. Contrair os músculos do quadricípete (na parte frontal das coxas) elevando as rótulas. Manter-se nesta posição contando até 10, depois relaxar. Repetir frequentemente durante todo o dia.
2.Sentar-se no chão com ambos os joelhos direitos e as pernas abertas. Rodar as pernas para fora de maneira que os dedos apontem para o lado mais longe possível. Levantar lentamente a perna lesionada desde a anca depois baixá-la, mantendo o joelho direito. Fazer 3 séries de 10 movimentos em dias alternados.
3.Sentar-se no chão com duas ou mais almofadas debaixo de cada joelho, de maneira que os mesmos fiquem flectidos num ângulo de 135º. Colocar um peso de 2 Kg sobre o tornozelo. Levantar o pé lentamente endireitando o joelho, depois baixar lentamente o pé. Fazer 3 séries de 10 movimentos. Progredir por meio do aumento do peso, não pelo número de repetições.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.