Síndrome de Kartagener






A síndrome de Kartagener, descrita na década de 1930 pelo polonês Manes Kartagener, é caracterizada pela apresentação de:

Dextrocardíaco com Síndrome de KartagenerSitus inversus: condição congênita onde os órgãos do tórax e abdômen estão transpostos;
Sinusite crônica;
Bronquiectasias.
Mais tarde a síndrome foi renomeada para Discinesia Ciliar Primária, uma vez que se verificou defeito na organização estrutural dos cílios do epitélio de revestimento da árvore respiratória

Sintomas
A discinesia ciliar primária possui caráter hereditário ainda não totalmente definido. O defeito na estrutura do cílio ocasiona seus batimentos incoordenados e inefetivos, alterando a remoção de secreção de muco e das partículas inaladas, culminando em rinites, sinusites, otites, bronquites e pneumonias. Todos estes são quadros recorrentes e persistentes. Entretanto, a bronquiectasia é a complicação pulmonar predominante.

O portador da discinesia ciliar primária pode apresentar tosse produtiva crônica e infecções respiratórias recorrentes. Como o diagnóstico tende a ser tardio e de exclusão, pode haver comprometimento progressivo da função pulmonar e baqueteamento digital (alteração congênita caracterizada pelo aumento do diâmetro das falanges distais e alterações das unhas) em pacientes mais velhos. Situs inversus pode ser encontrado em aproximadamente 50% dos pacientes.

Diagnóstico
O diagnóstico pode ser determinado através da microscopia eletrônica pela análise da estrutura do cílio. Entretanto, ele pode não ser totalmente conclusivo em alguns casos, se o defeito ocorrer no funcionamento do cílio.
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.