O que um sapato errado por causar





S
e você faz parte do grupo de mulheres que escolhe um sapato pela beleza e não pelo conforto, tome cuidado. Uma pesquisa feita pela Universidade de Framingham, nos Estados Unidos, com 3.378 pessoas, indica que usar sapatos desconfortáveis ou apertados durante a juventude pode causar dores, deformações e até artrose nos pés na velhice. Cerca de 60% das mulheres usam saltos, sandálias e chinelos que prejudicam sua postura e seus pés, afirmam os pesquisadores americanos.

O salto alto é o principal vilão das mulheres, de acordo com o ortopedista Marcos Fernandes, do Hospital Badim. Mesmo se você não é viciada em saltos com a Carrie, do seriado Sex and the City, é preciso ficar atenta aos riscos. Além de causar dores nos dedos, na sola e no calcanhar, ele pode encurtar o tendão de Aquiles e causar dores crônicas na coluna.

– Não há problemas em usar o salto alto em uma festa ou para sair no fim de semana. Mas usar todo dia para trabalhar é ruim para a saúde. O efeito negativo é pior ainda se a mulher começou a usar este tipo de calçado com frequência na adolescência – explica o médico.

As sapatilhas também não estão isentas. Por não terem nenhum salto e pouquíssimo acolchoamento, sobrecarregam as articulações dos joelhos e da lombar, deixando a mulher mais sujeita à hérnia de disco. Como usar tênis todo dia é praticamente impossível, o médico ensina que o melhor é usar um sapato com a sola estável e um salto grosso e baixo, como os modelos anabela. O look fica intacto e a saúde agradece.

Acerte na escolha dos sapatos

:: Na gravidez, aumentar um número do sapato pode trazer mais conforto. Por causa dos hormônios, os músculos relaxam e a sensação é de que o pé cresceu. Com a idade, os pés também podem ficar mais largos.

:: Compre sapatos no fim do dia, quando os pés estão mais inchados. Experimente os sapatos em pé, para perceber o peso do corpo na sola.

:: Alterne o tipo de sapato diariamente para não deformar o calçado nem causar possíveis machucados no pé.

:: Na hora de escolher o salto, prefira os mais baixos e grossos, que não jogam tanto o peso do corpo para frente. Pessoas pesadas ou com joanetes devem evitar saltos com mais de 5 centímetros para não machucar os dedos. Mulheres com pé chato costumam se sentir confortáveis com um salto médio, que ajuda a aliviar a dor nos tendões e nos músculos.

:: Guarde os saltos finos para os dias de festa. Saltos com mais de 7,5 centímetros jogam 90% do peso do corpo para frente, forçando demais os dedos e a sola do pé. Usados em excesso, causam bolhas na sola e calos, pioram a dor de joanetes e forçam a musculatura do peito do pé.

:: Sapatos de bico fino aumentam a incidência de unhas encravadas. Na hora de escolher o modelo, veja se há espaço entre os dedos. Na dúvida, opte por um número maior.

:: O calcanhar suporta 25% do peso do corpo. Busque modelos com esta área acolchoada ou compre palmilhas em lojas especializadas. Se o problema são as bolhas, opte por tiras de moleskine, mais confortáveis que outros curativos e muito mais discretos.

:: Para não machucar a coluna, opte por saltos de bico arredondado com até 3 centímetros.

:: Cuidado com as sapatilhas sem salto. Se o calcanhar não estiver bem acolchoado, é bem provável que elas causem dores nos joelhos e na lombar.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.