Avaliação pré operatória da Fisioterapia no cancer de mama




O câncer de mama está relacionado à vários fatores, entre eles estão a hereditariedade, paridade tardia, menopausa tardia, obesidade e a presença de estrógenos exógenos em mulheres jovens, com idade inferior a 45 anos, onde propiciam a evolução do tumor. (Ornellas,2000) .Não há como prevenir o aparecimento de tal patologia, mas o auto exame e a detecção precoce influenciam diretamente no prognóstico. Vários exames são utilizados na investigação diagnóstica, a Mamografia, mais nítida após 40 anos, pois a mama perde tecido adiposo; Ultra Sonografia Mamária, complementando a Mamografia; Citologia oncológica e Biópsia do nódulo (Partsch, 2000). 

A avaliação Fisioterapêutica pré-operatória é essencial para o acompanhamento geral das conseqüências provenientes da cirurgia, elaboração de um prognóstico de recuperação e conscientização da paciente sobre a importância e os procedimentos da Fisioterapia no pós –operatório, além de esclarecer sobre a cirurgia, caso a mesma ainda não o saiba. Nesta etapa o fisioterapeuta busca a anamnese e toda história clínica da paciente nos formulários hospitalares, pastas e prontuários, que contém todos os exames realizados, e explicados anteriormente. É extremamente necessário que o fisioterapeuta esteja a par de todas as informações relevantes sobre cada paciente a ser tratada. É feita a coleta dos dados, sinais vitais (FC,FR,TA), ausculta pulmonar, avaliação das ADMs globais e força muscular, postura, presença de deformidades e, não menos importante que todas essas informações, devemos estar atentos ao estado emocional da paciente, que poderá interferir diretamente na evolução do tratamento pós-cirúrgico, melhora do quadro e realização das condutas. 

O Fisioterapeuta deve ter conhecimento aprofundado das complicações pós-cirúrgicas da mastectomia, e ter realizado uma prévia avaliação da paciente para elaborar um programa de reabilitação relacionando os estados pré e pós-operatórios (Ornellas, 2000).

Fonte: Fisioweb


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.