Ergonomia junto ao computador é fundamental





Muitas pessoas não sabem, mas Ergonomia é muito mais do que um conceito utilizado para convencer os consumidores de que determinado acessório não causará dores ou tendinites. Trata-se de uma ciência que busca a prevenção de patologias ocupacionais e o aumento de produtividade.

Utilizar acessórios que contribuem para minimizar os riscos de lesões e permitem o uso correto de computadores, notes e netbooks podem ajudar muito, especialmente para quem fica por muito tempo diante do micro. Entre as opções disponíveis no mercado, a Integris, empresa especializada em acessórios para informática, traz algumas sugestões ideais para o dia a dia.

Novidades

Entre as novidades, os mouses ópticos emborrachados, preferíveis porque economizam movimentos em função da precisão, são especialmente desenhados para que ocorra o encaixe perfeito na mão, deixando-a relaxada durante o manuseio. Outra dica da Integris está no uso de mouse pads adequados, feitos em neoprene, que graças ao apoio para o punho em gel, deixam o braço e as mãos em posição neutra durante o uso.

Outra sugestão está no teclado padrão slim, que devido às teclas baixas, mantém o punho na posição correta contribuindo para evitar os problemas de tendinite, lembrando que o mouse sempre deve ficar no mesmo nível do teclado.

Cuidados

Em função do aumento do uso de PCs portáteis é necessário também alguns cuidados. Utilizar suportes que deixam o note ou netbook em posição confortável para o usuário, e a tela na mesma altura dos olhos, também contribuem muito para preservar a coluna cervical.

Nos modelos sugeridos pela Integris, além da ergonomia, os suportes que possuem base em aço inox escovado trazem coolers silenciosos que resfriam o computador, preservando assim a vida útil da máquina e diminuindo o calor junto às mãos do usuário.

É importante saber que, além dos acessórios para o computador, o uso correto de mobiliário, cadeiras na posição adequada e postura correta diante do micro também ajudam muito na prevenção de lesões por esforço repetitivo, entre elas tendinites e bursites que incomodam muita gente e por vezes exigem tratamentos dolorosos e prolongados.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.