Fisioterapia Dermato – Funcional no pré-operatório e pós-operatória




O fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia, RPG, cosmetologia, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clínicas e estéticas com embasamento em anatomia, fisiologia, patologia. Esses conhecimentos proporcionam uma abordagem direcionada a forma precisa de tratamento, potencializando e assegurando resultados efetivos, sem causar riscos à saúde.

A fisioterapia dermato-funcional é a ciência que tem como objetivo a reabilitação dos indivíduos com disfunções do sistema tegumentar linfático, possibilitando melhora e a restauração da aparência da auto-estima, visando à melhora da qualidade de vida.

Atualmente, a fisioterapia vem agregando notável importância a este segmento. Utilizando-se de seus recursos específicos, como: preparatório à intervenção cirúrgica, acelerar o processo de recuperação pós-operatória, prevenção e controle de complicações comuns.

Aspectos Gerais do Pré-operatório: Neste período, além dos exames laboratoriais obrigatórios e de outros cuidados médicos. Será realizada avaliação fisioterápica, e documentada as características prévias deste paciente. Geralmente há indicação de drenagem linfática, a fim de prevenir complexos edemas pós-operatórios, principalmente em pacientes obesos. Orientação quanto ao uso de cremes hidratantes ou nutritivos, para um adequado metabolismo cutâneo, bem como manutenção de suas propriedades elásticas.

Aspectos Gerais do Pós-operatório: A fisioterapia apresenta maior atuação neste período. É importante ser realizada reavaliação fisioterápica, onde serão analisadas as características decorrentes à cirurgia. Neste momento, também serão comparados os dados documentados na avaliação anteriormente realizada. Alguns aspectos apresentam maior importância, como: análise do trofismo cutâneo e muscular, análise do edema, análise da cicatriz e análise da dor e sensibilidade. O planejamento do trabalho fisioterápico no pós-operatório é amplamente variável e depende das características apresentadas na avaliação, do tipo de cirurgia realizada, e do tempo de pós-operatório.

Dentre os recursos terapêuticos utilizados na área de dermato-funcional, a drenagem linfática se destaca pela sua área de atuação e reabilitação em casos de pré e pós-operatórios de mastectomias, mamoplastias, abdominoplastias, lipoaspirações, queimaduras, revitalização facial, etc. Tem como objetivo agir como coadjuvante para outros tratamentos, diminuir a retenção de líquidos através da massagem, fazendo com que voltem a circular melhor e como conseqüência, obter a redução de medidas.

A drenagem linfática é um tratamento através de massagens específicas, usado principalmente como auxiliar na redução de medidas. Auxiliam também na má circulação sangüínea, pós-parto, tensão pré-menstrual e pós-operatório. As sessões de massagens podem ser realizadas com as mãos ou aparelhos específicos que ajudam a acelerar o processo de ativação da circulação e duram em torno de 50 minutos.

Existem outras técnicas que são utilizadas como complemento do plano de tratamento que é traçado de maneira individual. Dentre eles existe a eletroterapia que dispõe de aparelhos de última geração, sendo acompanhada da cinesioterapia e da cosmetologia, as quais são capazes de tratar efetivamente e de forma funcional patologias como: cicatrizes hipertróficas, quelóides, gorduras localizadas, flacidez muscular, estrias, celulites, rugas e outras.

É importante enfatizar que a utilização inadequada das técnicas terapêuticas manuais não implica apenas na falta de obtenção dos resultados desejados, mas também em grandes riscos de acidentes, de complicações graves que o paciente pode sofrer pelo uso impróprio dos aparelhos fisioterapêuticos como: Queimaduras na pele, complicações pós-cirurgicas, diminuição da massa óssea, agravamento do quadro estético.

Para o fisioterapeuta, os conhecimentos provenientes da anatomia, fisiologia, cinesiologia, farmacologia, patologia e eletrotermofototerapia, facilitam a escolha do procedimento mais favorável para cada caso, oferecendo maiores benefícios e melhores resultados no tratamento da disfunção dermato-funcional.

A prática de atividade física, bons hábitos alimentares e a ingestão adequada de líquido são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.