Alogamentos na pausa do trabalho




A Qualidade de Vida no Trabalho é uma “gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sócio-psicológicos que afetam a cultura e renovam o clima organizacional, refletindo-se no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas” (FERNANDES, 1990; 1996).

Fontes (2001), afirma que a Ginástica Laboral ou de Pausa é uma atividade física diária, realizada no local de trabalho, incluindo exercícios de compensação para movimentos repetidos, para ausência e para posturas incorretas no local de trabalho. Consiste em exercícios de alongamentos e relaxamentos musculares, bem como a flexibilidade articular, promovendo o fortalecimento de estruturas frágeis e, principalmente, o relaxamento das estruturas sobrecarregadas.

Alongar-se deveria ser uma prática obrigatória no dia a dia de qualquer pessoa, visto que, seus benefícios vão desde um simples alívio até a prevenção de doenças provocadas por movimentos repetitivos ou expostas a um stress contínuo.

Durante o expediente de trabalho é comum em meio tantas atribuições esquecer a forma correta de se sentar, manter as pernas ao solo, como posicionar o mouse e o teclado do computador, entre outros objetos do ambiente laboral. Além de cansativo, não corrigir a postura e permanecer estático por períodos longos acarreta em lesões como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho).

Para cada incomodo e dor que o sujeito sentir é necessário dar uma pausa e realizar alongamentos específicos para a região afetada. Desta maneira, aliviar a dor ajuda o indivíduo durante seu expediente, trazendo benefícios como uma melhor concentração, pois não vai estar preocupado com a dor, ativação da circulação sanguínea evitando o formigamento dos membros superior e inferior e dormências, descomprime as articulações, oxigenação do cérebro, reduz o stress e a fadiga muscular durante o período de trabalho, entre outros.

A Ginástica na Empresa antes conhecida como Ginástica Laboral pode ser realizada em qualquer momento durante o expediente, sem necessitar de vestes adequadas ou sair do seu setor. É importante ressaltar que a ginástica realizada no local de trabalho é apenas um estímulo e valorização da prática de exercícios físicos, cabendo assim a cada colaborador realizar as pausas sempre que achar necessário.

http://www.superdownloads.com.br/imagens/materias/Rodrigo%20Lima/materias4/ergonomia/alongamentos-big-450px.jpg


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.