Osteopatia nas empresas: economia e produtividade




Os gastos com a saúde têm se mostrado um dos maiores pesos para as empresas. A assistência médica torna-se um desafio para os executivos de recursos humanos. Qual a melhor solução de custo-benefício para uma boa gestão nesta área? A resposta é simples: um programa preventivo.
É neste contexto que a osteopatia representa um dos grandes aliados para a precaução e reabilitação de doenças ocupacionais e acidentes no ambiente de trabalho. Quando aplicada dentro de uma análise global, inclusive no próprio ambiente de trabalho, a Osteopatia serve como excelente ferramenta de prevenção de DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e de qualquer tipo de disfunção que acompanha o funcionário em seu posto de trabalho.
A Osteopatia é uma especialidade da fisioterapia, ainda pouco difundida no país, com diagnóstico próprio que se agrega ao diagnóstico médico, em que o fisioterapeuta utiliza as mãos como ferramenta de trabalho.
Essa terapia é embasada nas áreas da anatomia, embriologia, biomecânica e fisiologia, e trata a mecânica corporal através de técnicas específicas para cada tipo de tecido (músculos, ligamentos, vísceras, articulações, etc.).
Durante o tratamento o osteopata procura integrar todas as regiões do corpo e não somente o local da queixa de dor. Para isso, são utilizadas técnicas específicas para cada tipo de tecido. Ela se difere da fisioterapia convencional pelo tempo de tratamento, que geralmente, é mais curto e o foco do tratamento não está no local da dor e sim na origem dela.

Osteopatia nas Empresas
Atuação da osteopatia dentro da empresa é feita, normalmente, dentro do ambulatório da própria empresa. Dessa forma os custos são menores, gerando economia, pois o funcionário não precisa se deslocar até uma clínica para fazer o tratamento. Com esse tratamento o funcionário terá uma condição física melhor (sem dor) para realizar a sua função da melhor forma possível, com diminuição de riscos de acidentes de trabalho, afastamento e abstinência do trabalho.
Devido as condições diferenciadas de avaliação dos fatores causais, a Osteopatia possibilita uma intervenção rápida e precisa sobre o fator causal, eliminando, dessa forma, a patologia, antes mesmo que ela aparece.

Dinâmica dentro das Empresas
A osteopatia dentro das empresas pode atuar de diversas formas, desde as avaliações admissionais, que devido a atuação embasada na Osteopatia é possível conseguir assegurar que os indivíduos estarão em condições de executar as atividades para as quais foram contratados, com baixo risco de queixas, lesões e atestados médicos. Até em análises ergonômicas e laudos periciais, pois através de uma análise ergonômica baseada na visão osteopática, pode-se antever lesões e diminuir os riscos de cada função. Em muitos casos, é possível "prever" riscos que não são visíveis por protocolos tradicionais. Além disso, as avaliações criam possibilidades de melhorias de baixo custo, alta efetividade e aplicabilidade imediata.

Resultados e Benefícios
Este trabalho possibilita uma condição física e mental melhor para o funcionário, já que ele trabalha sem dor e consequentemente mais motivado. Para a empresa a diminuição nos custos, por ser um tratamento de rápida eficácia, curta duração, e ter baixo custo de implantação. Gerando assim, uma economia nas horas perdidas com afastamentos e tratamentos fora da empresa.

Dr. Felipe Yamaguchi é Fisioterapeuta e Osteopata da Clínica Reacciona, e atende empresas de Campinas, Piracicaba e Região.

Fonte



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.