Sentar-se corretamente ajuda a evitar o acúmulo de gordura e celulite





Para combater a celulite e a gordura localizada não basta aderir às diversas técnicas de terapia, como drenagem e equipamentos que exterminam as gorduras indesejáveis. Segundo profissionais da área da fisioterapia, existem exercícios que ajudam a circulação sanguínea e podem promover o não aparecimento das celulites.

Você está curiosa para saber quais são os exercícios? Acalme-se, antes é preciso saber que a má postura dificulta a circulação sanguínea dos vasos linfáticos em áreas que ficam comprimidas pelos desvios posturais. Por isso, ficar muito tempo sentado, de maneira errada, pode ser um fator favorável ao acúmulo de gordura.

Outro ponto é relacionado à fraqueza muscular. Normalmente é necessário um fortalecimento muscular em academia, a fim de proporcionar um resultado mais expressivo. Mas, é claro, não basta seguir os exercícios à risca, é preciso associá-los a uma dieta.

O fisioterapeuta Vidigal Afonso Gasparini repassa algumas orientações. De acordo com ele, a postura correta é, ao sentar, apoiar o peso nos ísquios, dois ossinhos do quadril, localizados abaixo do corpo quando sentamos eretos. A outra dica é quando precisamos ficar de pé para usar o computador. Procure permanecer com o aparelho sobre uma mesa. A tela deve estar posicionada em uma altura que não seja necessária uma grande inclinação do pescoço, as mãos sempre apoiadas e a coluna ereta.

Caso fique na frente do computador para trabalhar, os pés devem estar apoiados no chão, a coluna reta, a lombar apoiada na cadeira e o ângulo do quadril entre 90 e 110º. Nunca vire o pescoço muito para cima ou para baixo, por isso o monitor deve ficar alinhado. Além disso, os antebraços devem estar apoiados na mesa e o mouse e os punhos na mesma direção que os braços.

Na hora de dormir é aconselhável utilizar um travesseiro que deixe o pescoço alinhado com o resto da coluna. Caso durma de lado, o ombro deve ser projetado um pouco para frente, para não ser amassado. As pernas devem estar alinhadas com o quadril, da mesma forma que na postura de pé, para isso use um travesseiro para manter o afastamento entre elas.

Quem gosta da posição barriga para cima precisa de um travesseiro tanto no pescoço quanto nas pernas, pois a coluna sempre deve estar alinhada.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.