Fisioterapia Preventiva x LER/DORT: é melhor previnir do que remediar




http://www.fisiodort.com.br/images/alongamento.jpg

Com certeza você já escutou a expressão "é melhor previnir do que remediar".  A prevenção é o melhor caminho. Em se tratando de saúde, é o caminho mais barato também. Se formos pensar e discutir a relação empresa x empregados e o afastamentos por causa de lesões por esforço repetitivo e/ou Distúrbios Ósseos Musculares Relacionados ao Trabalho - Dort essa retórica fica ainda mais verdadeira.

Segundo dados do INSS, esses tipos de lesões são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. Individualmente, causam muito sofrimento, incapacidades e longos períodos de afastamento, que acarretam prejuizo para as empresas. Em termos estatísticos, a situação é epidêmica, com curva ascendente. Somente no Estado de São Paulo, em cada 100 trabalhadores, um apresenta algum sintoma de Ler/Dort.

Em 1998, nos Estados Unidos, ocorreram 650 mil novos casos de Ler/Dort, que foram responsáveis por dois terços das ausências no trabalho, a um custo estimado de 15 a 20 bilhões de dólares, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Portanto, prevenir antes que esses problemas apareçam, com atividades dentro da empresa seja com recreação, ginástica laboral e etc, pode fazer a empresa economizar em atendimentos médicos e afastamentos de trabalhadores do posto de trabalho.

Portanto, a Fisioterapia Preventiva é importantíssima para evitar o afastamento do trabalhador da empresa. Só previnindo no presente é que se evita o remediar do futuro!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.