Os equipamentos usados pelos fisioterapeutas




A área de saúde é específica e varia muito de acordo com a necessidade de cada paciente. A cada novo estudo, descobrimos uma nova doença, ou uma nova cura que está sendo testada fora do Brasil.

A sensação de estar doente preocupa bastante as pessoas, mas a esperança de uma melhora rápida e de resultados que tragam bem-estar são fatores que mais ainda a chamam atenção da sociedade.

O fisioterapeuta é um profissional que trabalha visando o bem-estar de seus pacientes e a recuperação de problemas que antes poderiam ser considerados incuráveis.

Equipamentos de Fisioterapia

Na hora de avaliar a estética de uma pessoa, por exemplo, os equipamentos mais usados por fisioterapeutas são: adipometro, fita métrica, balança, dinamômetro, dinamômetro de pressão, esfigmomanometro, estesiometro, flexímetro..

Já na área de fisioterapia especificamente, pacientes chegam a todo o momento com uma nova lesão. Os riscos estão por toda parte, praticar esportes, malhar na academia ou correr na rua, atrasado para pegar o ônibus pode ser um bom motivo para visitar as dez sessões recomendadas pelo fisioterapeuta.

Seja um rompimento no joelho, uma contusão no tornozelo, uma bursite no braço, entre outros tantos problemas, a fisioterapia oferece a solução. Atualmente, diversas clínicas, hospitais e ambulatórios recebem os equipamentos de fisioterapia, adequados para diversos casos.

Existem diferentes técnicas e aparelhos que fisioterapeutas costumam utilizar nos tratamentos. Algumas técnicas são: terapia manual, RPG, osteopatia, etc. Já os aparelhos variam entre: eletroterapia (equipamentos que possuem corrente elétrica e têm o objetivo de analgesia ou fortalecimento muscular), termoterapia (utiliza o calor para melhorar a vascularização local), entre outros.

Os aparelhos de fisioterapia mais usados nos casos de ortopedia e neurologia são: US, Laser, tens para fisioterapia, fes para fisioterapia, turbilhão, parafina, crio, Ondas-curtas, microondas, infra-vermelho, corente-russa, bolas, thera-bands, espaldar, etc. Esses em específico, servem para reabilitação de pacientes que sentem fortes dores agudas ou tem dificuldades neurológicas.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.