Cirurgia na ATM e a fisioterapia




http://www.clinicaevolue.com.br/wp-content/uploads/2011/07/atm.png

Além dos benefícios da Fisioterapia na ATM o tratamento conservador do problema, a Fisioterapia também pode ser usada no pós cirurgico. Para uma cirurgia na ATM ter 100% de sucesso, a complementação da fisioterapia se faz necessária. 

Porém, é bem possível tratar o paciente de forma não cirúrgica, e a fisioterapia adequada entra nesta etapa anterior a qualquer cirurgia, trabalhando com o paciente para melhorar as características funcionais da A.T.M.

Normalmente a fisioterapia tradicional tem como objetivo evitar a cirurgia, reposicionar a mandíbula ao crânio para melhorar a função, minimizar a dor muscular, melhorar a amplitude de movimento, melhorar a postura, reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula, reduzir a inflamação, reduzir a carga na articulação temporomandibular e fortalecer o sistema músculo-esquelético.

Uma vez realizados todos os passos fisioterapeuticos tradicionais é possível avaliar a melhora da sintomatologia articular. Uma simples alteração anatômica (desgastes, reabsorções, etc. ) não é indicativa para cirurgia, visto que se há função adequada, não há dor, porque realizar um ato operatório apenas porque exames radiográficos evidenciam uma deformidade?

Portanto, com este conceito é que trabalho, sendo descritos abaixo alguns exercícios adequados para a A.T.M. como:

1- Exercícios de variação de movimento para melhorar a mobilidade por meio de alongamento das estruturas de tecido mole como músculo ou cápsula articular;

2- Exercícios isométricos para fortalecer os músculos e melhorar a coordenação;

3- Exercícios repetitivos para melhorar a biomecânica da articulação e da função muscular;

4- Exercícios posturais para reduzir o esforço muscular e articular;

5- Exercícios de alongamento para aumentar a variação de movimento articular e alongar o tecido mole.

Bem como utilização de Lasers, Crioterapia, Estimulação elétrica (TENS), Ultra-som e fundamentalmente a reeducação postural global para a A.T.M., para fazer com que as articulações trabalhem de forma simétrica e equlibradas, sem ocorrer sobrecarga durante a função.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.