Tratamento de Fisioterapia na Celulite




O fibro edema gelóide, mais conhecido como "celulite", é um fantasma na vida da mulher e, talvez, uma das disfunções estéticas que mais causam desconforto nas pacientes que procuram ajuda profissional em clínicas e consultórios especializados.

Nove entre dez mulheres sofrem com o problema, seja na forma mais suave ou no estágio avançado, onde as depressões e saliências estão acentuadas.

Geralmente aparecem na puberdade, tanto na jovem magra, alta, quanto na gorda e baixa.
Além de ser desagradável aos olhos, do ponto de vista estético, ela também acarreta dores nas zonas acometidas e diminuição das atividades funcionais.

ESTÁGIOS

A celulite pode ser dividida em três estágios:
Grau I ou brando: Ainda não é visível. Notada somente pela compressão do tecido entre os dedos ou contração voluntária. Não há alteração de sensibilidade à dor, sendo sempre curável.

Grau II ou moderado: As depressões são visíveis mesmo sem a compressão dos tecidos, com a luz incidindo lateralmente, as margens são especialmente fáceis de serem delimitadas. Já existe alteração de sensibilidade, sendo freqüentemente curável.

Grau III ou grave: O acometimento já é percebido com o indivíduo em qualquer posição: em pé ou deitada. A pele fica enrugada e flácida. Aparência cheia de relevos, a sensibilidade à dor aumentada e fibras do tecido conjuntivo quase totalmente danificadas, gerando as aderências cicatriciais. Este estágio é considerado grave e incurável, ainda que passível de melhora.

O PAPEL DA FISIOTERAPIA


    Existem diversas abordagens terapêuticas como forma de tratamento desse distúrbio, sendo estas de grande valia na obtenção de bons resultados, principalmente quando há associação entre duas ou mais técnicas.
A fisioterapia vem ampliando cada vez mais suas áreas de atuação, visando sempre o equilíbrio entre saúde física e qualidade de vida. A fisioterapia dermato-funcional é uma área recente que busca fornecer embasamento científico aos tratamentos estéticos que eram tidos como empíricos.

Os tratamentos fisioterapêuticos têm a capacidade de auxiliar a mulher em diferentes estágios da sua vida, evitando o mal-estar e prevenindo complicações decorrentes de mudanças hormonais.

Existindo a colaboração da paciente em adotar uma dieta equilibrada, acompanhada de exercícios físicos regulares, há um aumento dos benefícios do tratamento proposto, e principalmente a manutenção de um corpo mais saudável e belo, melhorando sua qualidade de vida e mantendo a auto-estima elevada.

COMO TRATAR?

O fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia, RPG e cosmetologia, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clínicas e estéticas e mais: com conhecimentos relevantes de anatomia, fisiologia, patologia.

Esse conhecimento proporciona uma abordagem direcionada à forma mais eficaz de tratamento para cada paciente, potencializando e assegurando resultados efetivos, sem causar riscos à saúde.
Alguns dos tratamentos mais utilizados atualmente são:

Corrente Galvânica

A iontoforese consiste em fazer penetrar no organismo substâncias farmacológicas ionizáveis através do revestimento cutâneo por meio de uma corrente elétrica unidirecional que possui propriedades polares iontoforéticas.
Segundo Parienti (2001), os primeiros resultados são notáveis em geral por volta da 6ª ou 7ª sessão de ionização. A duração é em média da sessão é cerca de 20 minutos. O número recomendado de sessões é de 20, podendo-se realizar novas sessões após um descanso de 1 mês.
 
Eletrolipoforese

Os efeitos fisiológicos proporcionados pela eletrolipoforese são: efeito térmico (aquecimento local); efeito eletrolítico (atua no metabolismo da gordura, acelerando a quebra); efeito de estímulo circulatório (decongestiona a microcirculação local); efeito neuro-hormonal (com a liberação de adrenalina e histamina local), todos estes favorecendo a "quebra das células de gordura"

Correntes Excitomotoras


A estimulação elétrica neuromuscular (NMES) é um importante coadjuvante no tratamento do fibro edema gelóide. Esta modalidade terapêutica tem por objetivo propiciar o fortalecimento e/ou hipertrofia muscular, bem como o aumento da circulação sanguínea e linfática, melhorando assim o trofismo dos tecidos. 

Acredita-se que trabalhando-se com correntes de baixa freqüência poderemos ter uma boa contração muscular, em sessões com duração de 15-20 minutos, realizadas 2-3 vezes por semana. O número de sessões mais indicado está entre 15 e 30. Os resultados esperados e obtidos a partir de 10 sessões são: tonificação seletiva dos músculos, redução dos depósitos de gordura, aumento da circulação e aceleração do metabolismo.

Endermologia

É uma técnica de tratamento que engloba equipamentos específicos, baseados na aspiração (sucção), acrescidos de uma mobilização profunda da pele e tela subcutânea, permitindo um incremento na circulação sanguínea e superficial.
As funções do tratamento com a endermologia no fibro edema gelóide consistem em melhorar a maleabilidade do tecido, com ação inclusive nas etapas mais avançadas do distúrbio, suavizando o aspecto acolchoado da pele.

 A endermologia visa, através de ação puramente mecânica, reverter o processo patológico do fibro edema gelóide, estimulando a dissolução dos nódulos e liberando as aderências teciduais, bem como favorecendo na diminuição dos transtornos circulatórios.

    Estudos comprovaram que a massagem mecânica não-invasiva melhora a aparência da celulite e altera a distribuição da gordura subcutânea, por tracionar verticalmente os tecidos.
Mostrou-se eficaz no tratamento da celulite um protocolo realizando endermologia 3 vezes por semana, 30 minutos por 20 sessões. Ele conseguiu diminuir e atenuar a sua presença, aumentando a auto-estima da paciente e proporcionando uma melhor aparência local.

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é de grande importância no tratamento do fibro edema gelóide, diante do quadro de estase sanguínea e linfática. Essa técnica consiste em captar o líquido excedente que originou o inchaço e evacuá-lo em direção aos vasos do sistema linfático, mantendo, dessa forma, o equilíbrio de líquidos presentes no organismo.

A técnica de Drenagem Linfática Manual (DLM), quando bem realizada, melhora a tonicidade dos tecidos, aumenta o transporte de metabólitos, promove alívio da dor, aumenta a circulação sanguínea e linfática, auxilia na penetração de produtos com princípios ativos específicos, e aumenta a maleabilidade tecidual. Não se recomenda que a DLM seja a única forma de tratamento, uma vez que a celulite apresenta muitas causas.

Ultra-som

O uso do ultra-som no tratamento do fibro edema gelóide está vinculado à sua capacidade de fonoforese, ou seja, penetração de ativos através da onda ultrassônica, além de promover formação de nova vascularização com conseqüente aumento da circulação, rearranjo e aumento das fibras de colágeno e melhora das propriedades mecânicas do tecido (maior resistência, melhor aparência, liberação de aderências de fibrose da celulite grau III).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Atualmente, para alcançar o padrão de beleza, a mulher submete-se a uma série de sacrifícios como dietas, medicamentos, exercícios exaustivos e comumente a intervenções cirúrgicas, na tentativa de aprimorar ou manter uma boa aparência estética.

O fibro edema gelóide aparece nos dias atuais como sendo a principal queixa e preocupação das mulheres, quando questionadas sobre disfunções estéticas. Além de ser um incômodo aos olhos, comprometendo a auto-imagem e a auto-estima, causa também acometimentos físicos graves, tais como a dor e alterações de sensibilidade, da mesma forma prejudicial aos aspectos psíquicos, causando transtornos na saúde da mulher.

A fisioterapia dermato-funcional é uma área que vem de encontro com as necessidades de tratamentos não-invasivos nos dias de hoje, atuando de forma menos agressiva e exaustiva as pacientes.
 
Autor: Lílian Zanchetta Castelli
Formação: Fisioterapeuta Dermato-Funcional graduada pela USP, com experiência profissional em clínicas de estética. E-mail: lilicastelli@yahoo.com.br


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.