Três recursos para ajudar o fisioterapeuta no combate a celulite





Endermologia:
técnica que associa vácuo e roletes. O vácuo, além de "soltar" a pele relativamente presa pelas fibroses, auxilia na vasodilatação, melhorando muito a circulação. Os roletes, deslizam sobre a pele fazendo mobilização da gordura, melhorando a circulação e modelando o corpo.

No mercado existem        diferentes aparelhos que utilizam a técnica da endermologia. Os portáteis são práticos por serem menores, mas os roletes geralmente são muito pequenos e dependem do profissonal para se moverem. Isso limita a intensidade da mobilização do tecido adiposo, além de cansar mais o profissional. Os aparelhos maiores, mais automatizados possuem roletes grandes que rolam automaticamente em velocidades determinadas pelo monitor do aparelho. Conseguimos assim um tratamento que supera nossas mãos e não nos cansa ao trabalhar.

Ultra-som (U.S): equipamento que faz parte da fisioterapia em variadas áreas. O mesmo ultra-som terapêutico (não confundam com ultra-som diagnóstico, hein?!), em diferentes configurações de freqüência, é usado na fisioterapia ortopédica/reabilitadora e na dermato-funcional. Ou seja, mudando a freqüência das ondas emitidas pelo U.S e alguns outros parâmetros, tornamos o aparelho eficaz para ortopedia ou para estética. O U.S usado na dermato-funcional tem a função de tentar desfazer fibroses de diferentes afecções como: celulite, cicatrizes hipertróficas, cicatriz de queimadura. Esse aparelho também auxilia na cicatrização de úlceras de pele, pois ele estimula a formação de novos vasos e o rearranjo das fibras de colágeno. Ao aplicarmos o U.S, a paciente não sente nada de diferente, e até pode pensar que nada está acontecendo. Mas, apesar de não promover grandes sensações, essa tecnologia é insubstituível no tratamento de fibroses, principalmente as da celulite.

Manthus: Aparelho moderno que utiliza a tecnologia do ultra-som em cabeçote maior (contém 3 eras, ou seja, como se fossem 3 cabeçotes em um só) com a corrente galvânica. Essa mistura melhora a circulação local, facilita a destruição da fibrose e a quebra da gordura localizada.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.