Você sabe o significado do símbolo que você carrega no seu Jaleco?








Fisioterapia:

É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.

Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

Um pouco de Mitologia:

Diz a mitologia grega que Asclépio (deus da medicina e da cura), fora adotado e criado pelo Centauro Quíron, que ensinou-lhe a arte da cura. Asclépo, dotado de, cedo superou o seu mestre em matéria de conhecimentos médicos.

Uma serpente surgiu-lhe no caminho, enrolando-se na vara que ele [empunhava]. Asclépio deitou-a por terra e matou o animal. Acontece que, miraculosamente, apareceu uma segunda serpente. Esta trazia na sua boca uma certa planta, com a qual ressuscitou o réptil morto. Este acontecimento, carregado de simbolismo, foi para Asclépio uma revelação. A revelação das virtudes medicinais. E assim, encontramos aqui a origem do caduceu (duas serpentes enroladas à volta de uma vara), que se tornou no emblema do corpo médico"

Símbolos

A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo a que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinado conotação.

        Na Fisioterapia o símbolo significa um dos elementos de identidade visual. É figurativo e tem como função ajudar a identificar uma marca, separando-a das demais, tornando-a única e distinta.

          O símbolo em identidade visual, é desenhado para comportar e sintetizar um conjunto de associações distintas

Alguns Símbolos

Símbolo utilizado pela turma de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco, na solenidade de colação de grau. Recife,dezembro de 1967

Símbolo utilizado pela Associação Brasileira de Fisioterapeutas - ABF em impressos, formulários e diplomas. Gestão da Presidente Eglacy Cosenza ( reproduzido de documento datado de 10/06/1968)

Adesivo distribuído entre os participantes do IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Recife, outubro de 1979

Símbolo da Fisioterapia criado pelo Fisioterapeuta Carlos Alberto Esteu Tribuzy, , em 1965 renomado profissional que presidiu o CREFITO da Segunda Região com sede no Rio de Janeiro

Adesivo distribuído pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região na década de 1980.

Novo símbolo da Fisioterapia do Trabalho criado pelo Fisioterapeuta Diego Pontes

O Atual

O símbolo da fisioterapia, nos padrões que conhecemos hoje, foi definido em 27 de fevereiro de 2002, com Resolução COFFITO n° 232, e é  basicamente composto por duas serpentes entrelaçadas em espiral em volta de um raio.

A imagem está inserida em uma moldura(um camafeu de fundo branco).

      Foi desenvolvido sob supervisão do fisioterapeuta Carlos Alberto Esteu Tribuzy, conselheiro-suplente do COFFITO.

Concebimento do Símbolo

À época atuando na AFEG (Associação dos Fisioterapeutas do Estado da Guanabara), o Dr. Carlos Alberto Esteu Tribuzy houve por bem definir e conceber o símbolo da profissão, produzindo uma síntese sui generis das consciências particulares, estabelecendo, consequentemente, através daquela concepção a consciência coletiva do segmento profissional.
Inspirado nos valores éticos inerentes à profissão e nos princípios e significados da simbologia, concebeu o símbolo conseguindo traduzir toda a grandeza desse, à época, novo profissional da Saúde.

Seus Significados

Serpentes: De forma geral, representa o poder, a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia. Também é um símbolo da cura porque periodicamente abandona sua pele velha e aparentemente renasce.

O símbolo das duas serpentes, a direita e a esquerda, são de aspecto simbólico com o diurno e o noturno, o benéfico e o maléfico. Elas simbolizam o equilíbrio das tendências contrárias em torno do eixo do mundo.

Destaca-se a ambivalência no aspecto duplo da cura e da ameaça .

A serpente (na Fisioterapia são 2, entrelaçadas no raio de cima para baixo, uma delas da esquerda para a direita e outra da direita para a esquerda) .Elas representam o curso da energia no corpo humano, na mesma direção que se postam as serpentes, a energia termina na cabeça, sede de toda a concentração vital.

Raio: Com seu brilho intenso, é uma forma, utilizada desde a antiguidade para transmitir e identificar, de forma consciente, os valores e práticas corretas de vida.

          O raio entre as serpentes remete a união entre a consciência individual e as técnicas utilizadas pela terapia (técnicas elétricas).

Desde a antiguidade os raios são vistos como uma manifestação do poder divino. Seu efeito pode ser "benéfico" enquanto luz e força, ou "maléfico"  como aniquilador e destrutivo. O raio na cor amarela representando a união entre a consciência cósmica e a consciência individual.

A cor amarelo ouro (sol, estrela, luz, sabedoria – suas combinações nos remetem a um estado harmônico necessário à reflexão de tudo o que propomos), cuja aura é violeta e que tem a capacidade de transmutar a doença em saúde.

Camafeu: Segundo a design Anne Kent Rush, um camafeu é uma pequena cena ou figura esculpida em relevo para adorno pessoa.

A palavra CAMAFEU, do italiano moderno, significa "gravar", mas deriva do hebraico antigo "Kamea", que significa "charme" ou"amuleto".

Folcloricamente o camafeu está relacionado a capacidade mística de atrair saúde e boa sorte

As Cores:

Verde: Simboliza a área de Saúde

Amarelo: Significa luz, Claridade

Esse conjunto de símbolos, foi assim representado com o propósito de caracterizar nossa área de atuação,representando o fisioterapeuta como um profissional que serve à Saúde

Autora: Suéllen Letícia Martorelli

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping