5 perguntas e respostas sobre a Espondilolistese Degenerativa





É uma deformidade em que uma vértebra desliza sobre outra, provocando um desalinhamento da coluna. Isso ocorre devido a um desgaste das articulações responsáveis pela sustentação. Este deslizamento ocorre de forma muito lenta, e muitas vezes está estacionado, não é progressivo.

Na espondilolistese a coluna fica solta, com as vértebras deslizando?

Na verdade este deslizamento ocorre de forma muito lenta e, muitas vezes, está estacionado, não sendo progressivo. A instabilidade que existe é crônica, não existe risco da coluna se "desmontar" de uma hora para outra.

Qual a causa da espondilolistese?
A espondilolistese degenerativa ocorre em adultos e idosos, pois é provocada pelo desgaste das articulações facetárias, como parte do quadro de degeneração da coluna. 

A espondilolistese ístmica ocorre por um defeito das articulações facetárias, que pode ser de natureza congênita ou devido a lesões ocorridas na infância. Como pode ser por uma má-formação congênita, a espondilolistese ístmica é comum na infância e adolescência.

Quais os sintomas da espondilolistese?
As deformidades visíveis acontecem só nos casos em que o deslizamento da vértebra é muito grande. Via de regra os maiores sintomas são dor lombar crônica e dor ciática, mas é comum uma pessoa ser portadora deste tipo de deformidade sem apresentar nenhum sintoma. 

Qual o tratamento da espondilolistese?
O tratamento inicial visa o controle da dor e consiste em medicação, exercícios e fisioterapia. Como em todas as deformidades, a única maneira do problema ser corrigido é a cirurgia, que se reserva para os casos mais graves e para aqueles que os outros tratamentos não funcionam. 

Como é a cirurgia da espondilolistese?
Na cirurgia a vértebra que desliza deve ser fixada e, se estiverem apertados, os nervos devem ser liberados. A fixação costuma ser feita com a colocação de implantes metálicos de titânio (parafusos). Na maioria dos casos não é necessário trazer a vértebra de volta para o lugar, apenas fixá-la de modo a impedir que siga se movendo.
 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.