Analgesia no Esporte






A fisioterapia esportiva tem expandido sua atuação com a profissionalização cada vez maior dos esportes. A reabilitação em atletas, em sua grande maioria, tem como início a analgesia, na tentativa de promover a insensibilidade à dor. Para essa finalidade, diversas técnicas podem ser utilizadas.

A mais utilizada é a termoterapia, que consiste na aplicação do frio ou do calor para o tratamento. A crioterapia, principal técnica para analgesia e mais freqüente no meio esportivo, utiliza-se do frio como terapia, promovendo vários outros benefícios além da analgesia. Ela pode ser aplicada através do uso de gelo no local, crio-massagem, "varredura", imersão, ice spray, entre outras. Na termoterapia também pode ser utilizado calor seco ou úmido com parâmetros físicos variáveis de acordo com os objetivos. Pode ser aplicada através da bolsa de gel ou água quente, pomadas ou sprays, equipamentos de eletro-termo-fototerapia,como microondas, laser, ondas curtas, ultra-som entre outros.

Alguns desses equipamentos podem ser usados para alcançar diversos efeitos fisiológicos, além do analgésico, apenas com a modificação dos parâmetros.

Na Eletroterapia, faz-se uso de aparelhos que emitem correntes elétricas variando os parâmetros físicos (freqüência, intensidade, duração de pulso, etc) conforme o objetivo do tratamento. Dentre eles estão: TENS, FES, correntes diadinâmicas, correntes interferenciais, etc.

A Fototerapia é realizada por meio de luz, variando também parâmetros físicos conforme o objetivo do tratamento. Pode-se utilizar: infravermelho, ultra-violeta, laser.

Além dos equipamentos, temos a acupuntura e suas vertentes, a mecanoterapia, spiral taping e a terapia manual, que permitem reajustar e/ou adquirir a mobilidade funcional necessária para o funcionamento adequado das estruturas envolvidas e, assim, contribuindo para a diminuição da dor ou até mesmo promovendo a analgesia.

por Emmelin Souza Monteiro


Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping