Fisioterapia no pré e pós cirurgico de Cirurgia Plástica





É díficil imaginar um (a) Fisioterapeuta que atue na área de Fisioterapia Dermato-Funcional que não tenha atendido um pré ou pós operatório e cirurgia plástica. Principal campo dos profissionais que escolheram essa área de atuação, está em franca ascensão, principalmente porque a  cirurgia plástica tem a cada ano novos adeptos em busca de uma melhor aparência.

As técnicas de cirurgia estão cada vez mais evoluídas e o cuidado para não haver nenhuma intercorrência antes e depois também. E é aí que entra o conhecimento de um bom profissional de fisioterapia.

No pré operatório, a presença do profissional é importante para preparar o paciente para a intervenção cirúrgica tentando acelerar o processo de recuperação pós-operatória além da prevenção e controle de complicações comuns.

Objetivando a rápida recuperação das cirurgias plásticas a fisioterapia dermatofuncional lança mão de técnicas variadas e cientificamente comprovadas com recursos eletroterápicos e manuais para levar o seu paciente a uma melhora rápida e contínua. O uso de TENS, ultrasom, radiofrequencia, vacuterapia e drenagem linfática facilitam essa recuperação e fazem o trabalho do Fisioterapeuta ser importantíssimo nessa fase.  O uso de cada item pelo fisioterapeuta dependerá do objetivo traçado na avaliação fisioterapêutica.

Dentre as intercorrências que o Fisioterapeuta pode atender, estão: alivio do edema, liberação da musculatura enrijecida, diminuição da dor e da irritação do tecido "mexido", diminuição de hematomas, melhora da cicatriz, evitar aparecimento de fibroses, orientações preventivas e curativas quanto aos uso de cintas, curativos e etc.

O tratamento em Fisioterapia Dermato-Funcional deve ser pautado em pesquisas científicas para que os resultados são sempre os melhores possíveis.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.