Tratamento contra a celulite

Prepare-se para o verão com os tratamentos anti-celulite!

Foto: Danilo Borges

Acabar com a celulite vira item na agenda de muitas mulheres às vésperas do verão e uma das formas mais rápidas de alcançar esse objetivo é apostar em tratamentos estéticos.

Eles agem no tecido gorduroso de forma profunda e alguns deles contam com um sistema de roletes que promove uma drenagem linfática.

Os mais comuns no mercado são feitos com
ultrassom, radiofrequência e infravermelho.

"A quantidade de sessões pode variar de acordo com o grau de celulite e o tipo de aparelho utilizado, mas em média são necessárias de 12 a 15 sessões", explica Meire Parada, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O preço também varia muito, dependendo da escolha do tratamento e das condições da paciente.

No entanto, o resultado não é 100%. "A celulite é multifatorial, ou seja, pode ocorrer por diversas razões, desde questões genéticas, por exemplo, até uso de anticoncepcional", conta a especialista. 

Contudo, antes de apostar em algum tratamento que amenize a celulite, é importante consultar um especialista para que ele analise seu caso. "Esses tratamentos não são indicados para todas as mulheres. Para as que possuem celulite muito leve, damos uma orientação de dieta equilibrada, exercícios e hormônios. Já para celulites num grau muito avançado não recomendamos esses tratamentos, pois são difíceis de dar resultado. Esses procedimentos são para celulites de nível leve para moderado" ressalta a médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 Além disso, os tratamentos são contra indicados para pessoas com problemas vasculares sérios e que usam marca-passo.

Soluções naturais para prevenir os furinhos

Além da prática de exercícios, que é fundamental na luta contra a celulite, ingerir alimentos com baixos valores calóricos e ricos em vitaminas, fibras e minerais também são passos importantes para quem deseja prevenir a celulite, pois estes nutrientes são reguladores do processo de produção de energia. "Manter uma alimentação equilibrada colabora com a redução da absorção de gordura, assim como ajuda a controlar a regeneração de tecidos, deixando a pele mais saudável, tonificada e longe da celulite", diz Kali Nardino, farmacêutico e gerente de produtos da Smart Life, produtora de alimentos nutracêuticos. Cigarro, álcool, açúcar refinado e frituras também estão cortados, é preciso se livrar das toxinas!

Kali Nardino elaborou uma lista de alimentos que te ajudam a eliminar toxinas e detonar a celulite, confira abaixo:

Frutas: consuma diariamente e dê preferência para as de tons avermelhados e cítricas, ricas em antioxidantes, como damasco, figo, uva-passa, pêssego, laranja, ameixa, pêra, mamão e abacaxi.

Verduras: agrião, brócolis, folhas de couve, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula ajudam a eliminar toxinas. Já alface, acelga, aipo, escarola, espinafre e nabo são ricos em fibras e possuem baixo índice calórico.

Legumes: abóbora, abobrinha, cenoura e beterraba são importantes alimentos para combater os furinhos.

Cereais e grãos: arroz integral, aveia, granola, gérmen de trigo, feijão, grão de bico e lentilha, além de oleaginosas, que são ricas em vitamina E, ômega 3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês. São alimentos anti-inflamatórios, desintoxicantes e combatem o envelhecimento das células.

Hidratação: muita água e água de coco para eliminar as toxinas e manter a pele bonita.

Azeite de oliva: possui ação anti-inflamatória e, se combinado com azeite de linhaça, tem seu poder de ação potencializado.