Estalos na ATM - Saiba amis!





Até onde esse barulho pode comprometer o seu cotidiano?

Na realidade, o barulho promovido pelos estalos na ATM tem um prognóstico sofrível, porém, seus resultados nos sintomas dolorosos são muito animadores.

ATM –  Sigla que significa Articulação Têmporo-Mandibular, localizada à frente do seu ouvido, a aproximadamente 2 cm do conduto auditivo. Sua função é propiciar movimentos corriqueiros de abertura bucal num ciclo mastigatório, numa conversa etc.

A ESTRUTURA – Uma cavidade que mantém no seu interior a "cabeça" da mandíbula, tendo entre eles uma cartilagem que pouco se assemelha a um menisco do joelho e chamado de disco articular que, pela sua presença, possibilta promover aberturas bucais sem dificuldades ou limitações de forma suave, imperceptível e silenciosa.

A DISFUNÇÃO – Ocorre que modificações estruturais nesse disco cartilaginoso fazem com que o mesmo saia da posição e fique deslocado com a boca fechada e, no momento da abertura da boca, ele se reposiciona, promovendo um barulho que varia de discreto até um baque surdo e forte, podendo ser percebido até mesmo por pessoas que se alimentam ao lado. Nesses casos, a abertura bucal se faz de forma irregular, num verdadeiro zigue-zague. Em casos mais graves e agudos impedem totalmente a abertura da boca.

SINTOMAS – Vários são os desconfortos causados por essa desordem chamada de Disfunção Articular. Os mais comuns são dores na região do ouvido, coceira, aumento na produção de cera (aumento da atividade otológica, devido ao barulho dos estalos constantes e irritantes), vertigem, zumbido, pressão e sensação de entupimento do ouvido, sensação de redução da audição.

CONSIDERAÇÕES – As dores observadas na região do ouvido se devem ao fato de que essa articulação possui uma área nobre na região posterior que é muito irrigada e inervada, e não pode sofrer qualquer tipo de pressão. Porém, com os estalos, a cabeça da mandíbula traumatiza continuamente a área, promovendo dor e, como essa estrutura se localiza ao lado do conduto auditivo,  a pessoa avalia como sendo uma dor de ouvido, quando, na verdade, a causa está na ATM.

TRATAMENTO – Na realidade, o barulho promovido pelos estalos na ATM tem um prognóstico sofrível, porém, seus resultados nos sintomas são muito animadores. Para isso, conta-se com procedimentos conservadores e nada invasivos (sem cirurgias), tal como placas estabilizadoras em acrílico com inclinações semelhantes as ATMs do paciente e ajustadas em protocolos rígidos, além de fisioterapia (osteopatia), aplicação de lasers, ultrassom etc. Após avaliação de uma ressonância magnética, único exame que revela com precisão a posição do disco articular e de um provável trauma na região, o tratamento deve ser executado por especialistas em ATM, e tratamentos equivocados, como os ortodônticos nesse estágio, podem perpetuar e complicar em definitivo o problema.

Fonte



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.