Mascar chicletes pode causar danos à mandíbula






Mascar chiclete danifica a articulação da mandíbula e causa um distúrbio chamado síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM) ou doença de Costen. Segundo o dentista Jayme Friedman, especialista em ortopedia maxilar, esta alteração atinge 40% da população adulta no Brasil e causa dor, tonteira, zumbido no ouvido e diminuição da audição.

Friedman acrescenta que além do hábito de mascar chiclete, outros fatores de risco para a síndrome são próteses dentárias mal adaptadas, perda de dentes posteriores, extração do dente ciso e trauma da articulação têmporo-mandibular. "A mastigação errada é uma das principais causas da ATM e isso começa na infância, principalmente em crianças que mascam muito chiclete", diz.

Alguns produtos, como os chicles de bola, são piores porque além da ATM causam a mordida aberta. O dentista comenta que esta anomalia provoca distúrbios na voz, na fala e deficiência respiratória, que se agrava porque as crianças respiram pela boca.

Ele explica que a ATM começa com sintoma de estalos ao abrir e fechar a boca. O paciente também se queixa de zumbido, diminuição da audição, dores de cabeça na região do ouvido e tonteiras, que muitas vezes se confundem com labirintite.

Muitos pacientes com ATM terminam passando por vários especialistas sem obter bons resultados. E ainda correm risco de tratamentos inadequados como sonoterapia, uso de medicamentos para enxaqueca e aparelhos para diminuir o zumbido. "Outra opção que não faz efeito são as placas de acrílico, chamadas miorrelaxantes. Elas só pioram o problema", afirma.

O tratamento deve ser realizado com aparelhos móveis que produzem aumento da altura da articulação."Os aparelhos de ortopedia maxilar podem ser retirados durante as refeições e corrigem as funções da cavidade oral. Eles evitam a respiração pela boca e o o ronco", conta o dentista.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.