Práticas ergonômicas melhoram produtividade






Produtividade pode aumentar em até 20% por meio das práticas ergonômicas. Call centers e outras empresas de telemarketing têm se beneficiado dos resultados de trabalhos de ergonomia. Profissionais da área apontam que a prática de atividades como ginástica laboral, massagens e orientações posturais garantem melhor produtividade e satisfação do funcionário.

Outro ponto positivo se refere à visibilidade no mercado. Algumas grandes companhias contratam serviços de telemarketing apenas de empresas que desenvolvem atividades de ergonomia.

No ano de 2007, foi aprovado o anexo II da NR 17 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho N° 17), que estabelece medidas de saúde e segurança no trabalho para a atividade de telemarketing.

Segundo a fisioterapeuta e proprietária da Fisiolíder – Gestão em Ergonomia, Carolita Vasconcelos, as instruções previstas pela norma, como horários de intervalo, capacitação e tipo de equipamentos a serem usados, passaram a contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. "Em média, o aumento na produtividade é de 20%, nas empresas que cumprem as mínimas exigências da norma, afinal um funcionário bem orientado e cuidado rende mais", afirmou.

De acordo com o diretor operacional de uma empresa de cobranças de Uberlândia, Luciano José da Silva, a principal melhoria percebida ao longo de dois anos, tempo no qual são desenvolvidos os trabalhos ergonômicos em sua empresa, foi em relação ao número de afastamentos. "Diminuiu muito o número de funcionários com licenças por questões de saúde como LER e outros problemas", disse. A empresa em que Luciano trabalha possui atualmente 215 funcionários, desses, 193 são operadores de telemarketing.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.