Bruxismo pode dar dor de cabeça e no pescoço





A coluna cervical (pescoço) sofre influência direta com as articulações dos ossos do crânio. A má postura no ambiente de trabalho e nas atividades da vida diária, além dos aspectos emocionais, como o estresse, afeta a funcionalidade da ATM e do pescoço, merecendo particular atenção de uma equipe multidisciplinar.

Assim como o fisioterapeuta não pode tratar a coluna cervical sem relacioná-la com a ATM (região dentária), o dentista também precisa saber que uma alteração nesta região pode levar a mudanças no pescoço e também da postura do indivíduo como um todo, comenta Cirurgiã-Dentista Dra. Raquel Menezes.

O sistema estomatognático, responsável pela mastigação, fonação, deglutição e respiração, está diretamente conectado ao sistema muscular por intermédio dos músculos da abertura da boca e do osso hióide, que apresenta um papel importante como pivô entre a ATM e o pescoço.

Portanto as disfunções na ATM podem provocar problemas na coluna lombar e também na coluna cervical, confirma a Cirurgiã-Dentista Dra. Andrea Checolli Lara. Uma explicação para tal fato deve-se à fáscia. A fáscia é uma lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo, estas por sua vez promovem a ligação nas costas, entre o pescoço até o quadril, e da mandíbula até a pelve.

Dor de cabeça, dor no pescoço e na face, você pode estar sofrendo de um mau funcionamento da ATM, diz o fisioterapeuta Dr. Abnel Alecrim.

Mandíbula fora da posição normal, altera a posição do crânio com a coluna cervical e toda a coluna vertebral, podendo causar dores faciais, dores de cabeça, dores lombares, dores nas pernas e pés.

As disfunções no crânio, na cervical e na face são muito freqüentes, e normalmente estão associadas a fatores de estresses emocionais, traumas e posturais evoluindo para um processo temporário ou permanente na mandíbula, explica a Cirurgiã-Dentista Dra. Morgana Gabriotti.

Segundo a Cirurgiã-Dentista Priscila Luchini, normalmente quem apresenta uma disfunção na ATM relatam o aparecimento de ruídos articulares (Zumbido no ouvido), dores nas articulações, nos dentes e de cabeça no final da noite e antes de levantar.

Portanto se você estiver com um destes sintomas, procure dar uma atenção especial a estas causas, porque elas não estão isoladas e podem levar a um comprometimento em diferentes estruturas. Sendo assim, o desequilíbrio do aparelho mastigatório pode interferir sobre toda a estrutura funcional e estética.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.