Estresse no trabalho duplica risco de doenças cardiovasculares





Situações de estresse no trabalho pode ter um impacto negativo sobre o sistema cardiovascular e o metabolismo

Situações de estresse no trabalho pode ter um impacto negativo sobre o sistema cardiovascular e o metabolismo. É o que revela estudo de pesquisadores do Helmholtz Zentrum München, na Alemanha.

A pesquisa indica que o estresse, que é transmitido pelas vias de sinalização diretas e indiretas, conduz a uma resposta inflamatória do corpo que pode provocar doenças cardiovasculares, entre outras.

Os resultados foram publicados na revista Immunity and Psychosomatic Medicine.

A equipe, liderada por Rebecca Emeny, observou mais de 950 pessoas a longo prazo como parte do estudo de base populacional MONICA / KORA.

Os dados foram analisados a partir de questionários sobre o estresse psicológico no trabalho e as concentrações de marcadores inflamatórios no sangue.

A análise mostrou que os trabalhadores saudáveis que foram expostos ao estresse no trabalho exibiram parâmetros inflamatórios significativamente elevados e enfrentaram duas vezes mais risco de doenças cardiovasculares.

Mais da metade dos participantes do estudo afirmaram que experimentaram tensão psicológica e estresse no trabalho.

Em particular, os cientistas descobriram uma clara associação entre estresse e elevadas concentrações de PCR (proteína C-reativa), que é um marcador inflamatório, e foram, portanto, capazes de demonstrar uma reação inflamatória relacionada ao estresse no corpo. Além disso, o estresse causou graves danos psicológicos, como depressão e distúrbios do sono, bem como comportamento doentio e inatividade física.

"Os conhecimentos adquiridos a partir desta forma de estudo fornecem importantes pontos de partida para encontrar medidas preventivas que irão proteger contra as doenças relacionadas ao estresse, como a doença cardíaca coronária", conclui Emeny.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.