Fisioterapia Oral aliada ao Tratamento Odontológico








Atualmente, fala-se muito no tratamento efetuado por uma equipe multidisciplinar. A Fisioterapia une-se com a Odontologia para uma melhor resposta às disfunções temporomandibulares, pré e pós-operatórias de cirurgias odontológicas, parestesias faciais e todo tipo de dor orofacial.

Normalmente encontramos queixas como dor orofacial ou cervical, movimentos mandibulares limitados, ruídos na ATM, sensações anormais na cavidade oral, má oclusão, dificuldades mastigatórias, dores de cabeça, e algumas vezes alterações na audição e no equilíbrio.

Alguns fatores podem induzir esses sintomas, entre eles, estresse, hábitos parafuncionais (ranger ou apertar os dentes), má oclusão, postura e outros.

Dentre os tratamentos executados incluem-se exercícios para aumento de abertura de boca em casos em que ela se encontre limitada, dificultando os procedimentos odontológicos; terapia de frio e calor no pós-operatório para redução do edema e da dor; uso de ultrassom que proporciona efeitos térmicos que diminuem a dor nos músculos e nas articulações; aplicação de TENS, aparelho elétrico que aplica uma corrente de baixa voltagem que causa alívio da dor e diminuição da hiperatividade muscular; exercícios posturais que promovem o bom alinhamento entre cabeça e pescoço, assim como o alongamento dos músculos mastigatórios; e exercícios mandibulares específicos.

Qualquer reabilitação oral envolve direta ou indiretamente a articulação temporomandibular; portanto, a necessidade de identificar e tratar as desordens que a acometem torna-se cada vez mais necessária e indispensável. “Dentre os tratamentos executados, incluem-se exercícios para aumento de abertura de boca em casos em que ela se encontre limitada, dificultando os procedimentos odontológicos.”

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.