Hábitos Parafuncionais, Má Oclusão e Disfunções de ATM









Há uma grande diferença entre hábitos e vícios: vícios geralmente são nocivos à saúde; hábitos, quando moderados, de certa forma não prejudicam a saúde. Hábitos Parafuncionais, como o Bruxismo, deveriam ser classificados como “vícios”, pelo fato de trazerem malefícios a nossa saúde. O Bruxismo compreende movimentos rítmicos e periódicos de ranger e/ou apertar os dentes, decorrentes da contração dos músculos mastigatórios. Ele pode ocorrer durante o sono ou em estado de vigília (com a pessoa acordada).

Geralmente o paciente apresenta uma queixa clínica de ranger ou apertar dos dentes durante o sono, dor ou desconforto na musculatura mastigatória, desgaste dental, alterações das estruturas periodontais, dores de cabeça, dores orofaciais, dores cervicais, sensibilidade e fraturas dentárias, zumbidos nos ouvidos e disfunções na ATM (Articulação Têmporo - Mandibular) A estabilidade da ATM é dependente da oclusão dental (encaixe dos dentes inferiores nos superiores).

Quando esse encaixe não é adequado tem-se a denominada má oclusão dental. Essa inadequação provocará dor tanto nas ATMs como nos músculos mastigatórios, dificuldade de mastigar, de falar, de movimentar a mandíbula, dor de cabeça, ruídos nas ATMs, entre outros sinais e sintomas. A má oclusão é a grande responsável pela disfunção da ATM. Na área de saúde o sucesso de todo e qualquer tratamento está relacionado à obtenção do diagnóstico correto.

O primeiro passo para obtenção do diagnóstico encontra-se na avaliação clínica (muscular, dentária, oclusal e articular). Exames complementares (radiografias, eletromiografia, etc.) são frequentemente utilizados para auxiliar na formulação do diagnóstico da disfunção da ATM. O tratamento em si visa primeiramente reduzir os sintomas de dor e inflamação muscular, protegendo e relaxando esta musculatura por meio de placas interoclusais, reposicionamento adequado da oclusão através de reabilitações protéticas (implantes, coroas, troca das restaurações) e ortodontia (aparelho).

Alguns métodos alternativos como acupuntura (estimulação direta na musculatura), laser terapêutico, tens (estimulação elétrica neuromuscular – acelera o processo de cura e libera endorfina), ultrassom e fisioterapia de ATM também são de grande valia no tratamento destas disfunções.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.