Principios da Ergonomia






Ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologias que procura o ajuste confortável e produtivo entre o ser humano e o seu trabalho procurando, basicamente, adaptar o trabalho às características do ser humano.


Alguns detalhes ergonômicos para quem trabalha em escritório:

O centro do monitor do computador deve estar no máximo na altura dos olhos e deve haver possibilidade de movimentá-lo para frente e para trás. Não devem existir reflexos na tela. Devido às diferenças de acuidade visual, a distância adequada dos olhos à tela é variável entre 45 e 70 cm. E muito importante desviar os olhos da tela e focalizar um objeto distante por um ou dois minutos a cada duas horas.

O teclado deve estar posicionado numa altura que permita o alinhamento dos braços na vertical, os antebraços na horizontal e os punhos apoiados. Alongamento é fundamental! Faça pausas e pratique exercícios específicos para mãos e punhos regularmente.

A mesa de trabalho deve ser feita de material não reflexivo, apresentar borda anterior arredondada e espaço para as pernas do trabalhador.

A cadeira deve ser ajustável e confortável. Regule-a de maneira que as coxas fiquem paralelas ao chão, ligeiramente inclinadas para baixo. Você deve se sentar numa postura ereta, sem curvar as costas ou se inclinar para frente para alcançar as teclas. Permaneça relaxado e mude freqüentemente de posição. O movimento é importante durante o dia de trabalho. Você pode ajustar a altura ou o ângulo da cadeira depois de algumas horas, ou ficar de pé.



Principais desvios da coluna vertebral

Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como braços, ombros, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais, ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos. Esses desvios estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável às tensões e traumas.


Lordose

É o aumento anormal da curva lombar. A dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como ficar em pé por muito tempo.


Cifose

É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo a má postura e o condicionamento físico insuficiente as causas mais importantes dessa deformidade.

Escoliose

É a curvatura lateral da coluna vertebral. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e do ângulo da curvatura no período de crescimento. Na adolescência a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.