Espasmos do músculo trapézio





O músculo trapézio é um enorme músculo localizado na base do pescoço, alongando-se até a omoplata. Várias situações ou ações podem causar espasmo nesse músculo, necessitando às vezes uma consulta ao médico. Por essa razão, é importante compreender as causas e os tratamentos para a tensão muscular no trapézio.

Definição

Espasmos do músculo trapézio podem vir acompanhados de rigidez, dores, formigamento e fraqueza. Quando o músculo sofre espasmo, as fibras musculares internas contraem-se todas ao mesmo tempo. Essas fibras contraídas interrompem o fluxo sanguíneo na região do músculo, resultando em mais dores e irritação. As dores intensificam o espasmo muscular. Diferentemente das cãibras, os espasmos não aliviam com o movimento. Muito pelo contrário, o melhor a se fazer é deixar o músculo o mais imóvel possível sempre que um espasmo ocorrer.

Causas

Os espasmos musculares no trapézio normalmente surgem quando o músculo estiver rasgado, esticado ou tenso. Pode ocorrer a partir de uma queda inesperada, ao levantar objetos pesados ​​com frequência, flexionar erradamente ao levantar objetos ou movimentar bruscamente. A dra. Irene von Estorff, autora do livro "Sintomas, causas e curas", explica que os músculos do pescoço e das costas são muito suscetíveis a espasmos, pois muitas vezes já se encontram tensos e comprimidos devido a ações do dia a dia.

Tratamento

Para aliviar o desconforto muscular, esfregue um cubo de gelo sobre o músculo por aproximadamente cinco minutos. Isso ajudará a contrair os vasos sanguíneos, causando relaxamento. Tome um anti-inflamatório como o ibuprofeno para aliviar dores e prevenir inflamações. Caso os espasmos não cessem após três dias, cubra o músculo trapézio com uma toalha úmida e quente por vinte minutos para promover o fluxo sanguíneo e aliviar dores e inchaços.

Advertências

O site da ABC News adverte que dores muito severas no pescoço e nas costas devem ser tratadas por um médico. Espasmos repentinos acompanhados de formigamento, fraqueza ou dormência podem ser sinais de danos no nervo ou disco rompido. Se não tratadas, as dores crônicas nas costas podem enfraquecer os músculos e até causar atrofia. Além de resultar em mais dores, essa condição potencialmente fatal pode acarretar em dificuldades para caminhar, complicações em mexer com a cabeça ou até dificuldades respiratórias.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.