Atividade física e postura correta previnem dores na coluna




Pilates e Dores na Coluna: Tudo o que não te contaram sobre

Em um planeta cada vez mais dinâmico, com tantos afazeres e responsabilidades, parece mesmo que, em muitas situações, carregamos o mundo nas costas. Infelizmente, o termo não é apenas uma metáfora. Esse hábito acaba, literalmente, sobrecarregando a coluna vertebral e ocasionando diversos problemas. Porém, com a orientação correta e exercícios físicos, é possível prevenir as dores.

As doenças mais frequentes são hérnia de disco, protrusão, dor ciática, espondilolistese, lombalgia e escoliose. Por isso, a prevenção é o melhor remédio para as dores nas costas. Uma atividade física bem orientada, que envolva exercícios para melhora da flexibilidade, correção postural, fortalecimento muscular global e com foco na estabilização vertebral, visa a proteção da coluna e o fortalecimento da musculatura que a envolve, tendo como consequências a melhora na postura, o alívio de dores e melhor qualidade de vida.

Os exercícios mais indicados são Pilates, acompanhado por um fisioterapeuta, ou a musculação sob a orientação de um profissional de Educação Física. Exercícios com extensão e rotação do tronco devem ser evitados. E vale ressaltar que a pessoa não deve negligenciar as dores e os problemas da coluna mesmo que sejam temporários ou decorrentes de algum trauma temporário, como um mau jeito. O primeiro passo é consultar um ortopedista ou um fisioterapeuta para determinar o melhor tratamento a ser realizado.

As principais causas desses problemas envolvendo quadril, ombros e joelhos, mas especialmente a coluna, estão o sedentarismo, a má postura, a sobrecarga durante as atividades do dia a dia, traumas e, ainda, fatores genéticos. Essas situações favorecem o surgimento de dores em vários pontos das costas e, muitas vezes, são irradiadas aos membros superiores e inferiores. No entanto, todos esses transtornos podem ser prevenidos com exercícios físicos que fortaleçam os músculos da coluna e mantendo cuidados com a postura nas atividades cotidianas.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.