Lesões relacionadas ao trabalho e sentimentos de depressão: o papel potencial da fisioterapia




Uma boa postura ajuda a ser mais produtivo no trabalho | Vertebrata

Sentimentos ou pensamentos de depressão podem estar associados a lesões musculares ou articulares. Quando dor e sintomas depressivos ocorrem em conjunto, podem levar a problemas duradouros. Pode ser difícil saber se estes pensamentos e sentimentos são causados pela dor ou algum outro problema.
Os fisioterapeutas se concentram no tratamento dos problemas músculo-esqueléticos, no entanto, para alguns pacientes, sentimentos de depressão pode facilitar o tratamento projetado para diminuir a dor e melhorar a função.
Outros pacientes porém, podem necessitar de tratamento especializado para os sintomas de depressão, além de fisioterapia. Isto é especialmente verdadeiro quando os pensamentos depressivos e sentimentos persistem, a dor não é resolvida, e o indivíduo não conseguiu retornar ao trabalho. 

Novos insights
Num relatório com 106 pacientes com acidentes de trabalho envolvendo as costas ou pescoço foram estudadas durante a fisioterapia, após a fisioterapia, e um ano mais tarde. Curiosamente, os sentimentos e pensamentos de depressão diminuíram em aproximadamente 40% dos pacientes após a fisioterapia para tratar a dor e as limitações funcionais.
Os pacientes cujos sentimentos deprimidos melhoraram foram mais propensos a voltar ao trabalhar e referiam menor intensidade de dor um ano após o tratamento. Os que não melhoraram tinham menos probabilidade de ter retornado ao trabalho.
Estes resultados indicam que os sentimentos e pensamentos de depressão podem diminuir a  volta ao trabalho para certas pessoas quando recebem fisioterapia para tratar da lombalgia ou cericalgia.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.