Postura correta durante o trabalho




Uma boa postura ajuda a ser mais produtivo no trabalho | Vertebrata


Em média passamos de 8 a 12 horas do nosso dia trabalhando, seja sentado, de pé,  andando, digitando , etc , quase sempre nos mantendo por longos períodos em uma mesma postura .

Como consequência, ao final da jornada de trabalho , sentimos dores por todas as partes do corpo . Aquele que passou maior parte do tempo assentado , percebe logo o peso nos ombros, assim como nas costas . Já o que trabalhou de pé, termina o dia com uma forte dor lombar; o outro, que andou por horas seguidas , sente em suas pernas e pés o cansaço de todo um dia e por aí vai …

Por isso temos que estar atentos à nossa postura durante o trabalho , coluna sempre ereta , ombros alinhados , punhos apoiados ( se digitador ) , quando de pé distribuir o peso de forma homogênea nas pernas pés , assim como , adaptar o local de trabalho para que possa fornecer – lhe o conforto adequado durante as suas atividades . Mesmo assim , com todas essas providências , o ideal é dispensar alguns minutos de seu tempo com exercícios que irão proporcionar – lhe uma melhora na sua qualidade de trabalho e consequentemente aumentar a produção .

Então, mãos à obra , pare agora o que estiver fazendo e experimente a série de exercícios a seguir :

1 – Aquecimento :faça esse exercício antes de começar seu trabalho , todos os dias , e novamente após o almoço para ajudar a aumentar a circulação nos músculos das mãos e punhos . Encolha os dedos na palma das mãos e em seguida relaxe . Repita isso por 5 ou 6 vezes . Mexa seus dedos aleatoriamente para cima e para baixo . Esfregue as pontas dos dedos de uma das mãos com as pontas dos outros , como se estivesse passando loção neles .

2 – Mãos de oração :coloque ambas as mãos juntas como se estivesse em oração na frente da face , com cotovelos para fora e pulsos fletidos . Faça movimento uma em direção a outra de tal maneira que nenhuma possa forçar a outra com diferença mantendo numa posição central. Segure assim por 10″ sentindo a força nos pulsos . Repita isso várias vezes .

3 – Fortalecimento e alongamentos de pescoço: este exercício pode ser feito de pé ou sentado e fortalece os múculos do pescoço, ajudando a aliviar certos desconfortos da posição errada diária . Com a cabeça reta coloque a palma de sua mão na testa e aperte para trás ao mesmo tempo que empurra sua cabeça para frente . Mantenha por 10″. Em seguida entrelace os dedos das mãos e coloque atrás da cabeça e force para frente ao mesmo tempo que a cabeça para trás . Mantenha por 10″ . Finalmente relaxe sua cabeça e ombros deixando sua cabeça descançar colocando a orelha no ombro por 10″ e depois no outro lado , em seguida coloque o queixo em direção ao peito e depois nuca nas costas mantendo ambos por 10″ .Tente não contrair os ombros durante o exercício .

4 – Ombros :esse exercício pode ser feito em pé ou sentado . Coloque as pontas dos dedos das mãos nos ombros , cotovelos apontados para os lados . Empurre os cotovelos para trás o máximo que conseguir e depois para frente tentando tocar um no outro . Repita 10 vezes . Agora mantenha ainda os dedos nos ombros e levante os cotovelos para cima e para baixo ao lado do corpo , como se fosse tentar voar . Repita 10 vezes .

5 – Exercitando as costas :este exercício fácil e rápido vai ajudá – lo a se aliviar da tensão do meio de suas costas que é resultado de estar sentado o dia todo. Entrelace os dedos , vire a palma das mãos para fora a frente do corpo e alongue seus braços o mais longe que puder do seu corpo levando também oos ombros a frente . Mantenha as costas eretas e braços paralelos a mesa . Vire – se para a direita e retorne ao centro . Vire – se pra a esquerda e volte ao centro .

6 – Alongamento de membros inferiores :este exercício pode ser feito sentado , não só alonga os isquiotibiais (de trás da coxa ) mas também trabalha os músculos do quadríceps (parte da frente da coxa ). Sente -se com sua lombar tocando o encosto da cadeira e coloque suas mãos embaixo de suas coxas . Puxe um de seus joelhos em direção ao peito e em seguida estenda essa perna para frente o máximo . Repita com a outra perna. Faça em torno de 5 a 10 vezes cada uma .

7 – Pés e tornozelos (escrevendo o alfabeto ): sentado na cadeira , tire os sapatos , levante o pé de uma das pernas e escreva o alfabeto com o próprio pé imaginariamente no ar . Troque de pé e repita .

Fonte : artigo escrito por Luna Petermann .

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.