10 dicas para divulgar seu negócio de Fisioterapia






http://revistapegn.globo.com/Revista/Pegn/foto/0,,69821243,00.jpg

Bom, agora é a hora de arregaçar as mangas. Montagem do consultório/clinica feita, está tudo pronto para receber os clientes. É hora então de contar pro mundo que estamos aqui e pra que viemos. Segue abaixo algumas dicas sobre a divulgação do seu negócio:      

1. Invista em você! Você nunca vai encontrar uma ferramenta mais poderosa de divulgação para o seu estúdio do que você mesmo. Você tem amigos, familiares, conhecidos. Você almoça em restaurante, vai ao salão de beleza, compra em lojas, etc. Todas essas pessoas com as quais você entra em contato são clientes em potencial, ou conhecem pessoas que são clientes em potencial. Então, não perca tempo, fale para todas elas sobre seu negócio. Com quem tiver mais intimidade, peça mesmo indicações. Mude a sua forma de se cumprimentar de “Bom dia, meu nome é Fulano (a)”, para “Bom dia, meu nome é Fulando (a), tenho uma clínica de Fisioterapia”.  Entendeu? Faça com que  vire seu sobrenome. Nunca perca uma única oportunidade para falar dele. Fale para o frentista do posto de gasolina, para as pessoas na fila do banco, mande um e-mail para toda sua lista de contatos, amigos do Facebook, etc. É marketing de graça e da melhor qualidade. As pessoas que lhe conhecem estão mais aptas a confiar mais em você.

2. Só saia de casa com a camisa ou algo da clínica. A dica numero 1 se tornará muito mais fácil e produtiva se você estiver vestindo uma camisa com a logo da sua empresa. Escolha tecidos tipo Dry-fit ou um algodão de boa qualidade e saia por aí desfilando sua própria marca. Você verá que nem será preciso puxar tanto assunto, as pessoas virão até você. Use a camiseta tanto para ir trabalhar, como para dar uma voltinha pelo bairro, fazer um lanche na padaria ou dar uma caminhada. Quem não é visto não é lembrado! (Talvez seja interessante fazer algumas camisas a mais e dá-las para alguns de seus alunos ou amigos que você sente que querem mesmo ajudar a divulgar o seu estúdio).

3. Valorize o seu bairro! Se o seu negócio tem uma segmentação geográfica – ou seja, a maioria absoluta dos seus clientes reside ou trabalha próximo ao seu endereço comercial – é melhor você começar a andar mais pelas ruas desse bairro. Só tome café na padaria desse bairro, faça compras num supermercado no bairro, lava-car, lojas de roupas, lotérica, banco,  mecânica, médico, dentista, advogado, enfim, tudo o que for possível consuma/use/freqüente no bairro do seu estúdio. Se você vai seguir as dicas 1 e 2 e botar uma linda camisa do seu estúdio e sair por aí falando com todo mundo sobre o seu estúdio é melhor fazer isso no lugar certo.

4. Invista no seu endereço! Até agora falamos de estratégias grátis ou muito baratas de marketing. Agora vamos falar de uma que requer algum investimento. Mas um investimento que você gasta uma só vez: tente explorar o máximo a divulgação no seu próprio endereço. Se seu negócio tem fachada para a rua, capriche, faça algo bonito, de bom gosto, mas chamativo. Se fica num prédio, tente utilizar ao máximo os totens e locais para divulgação que o prédio oferece. Se for numa clínica ou academia negocie o máximo para conseguir um bom espaço do lado de fora para divulgar seu negócio. Não pense muito em economizar nessa hora. Qualquer gasto com um bom luminoso, uma boa placa ou um bom front light nesse momento será um bom investimento. Pense em duas coisas: você gasta uma vez só e a placa fica ali divulgando seu estúdio por muito, muito tempo. E, o cliente que passa na frente do seu estúdio e vê um letreiro já é muito mais propenso a vir a ser seu cliente do que qualquer outro que nem transita na região onde o estúdio está situado.

5. Atenção aos parceiros estratégicos da área da saúde: Nessa dica, com certeza você já pensou! Clínicos gerais, geriatras, ginecologistas, ortopedistas são profissionais que vivem dia após dia prescrevendo tratamentos para seus pacientes podem muito bem se encaixar. Então, por que não fazer uma parceria com estes? Claro! Eu só queria acrescentar mesmo duas coisas de novo nessa dica: 1. Chame, insista, persista para que o médico venha fazer uma aula no seu consultório. Ele vai te dizer que já sabe tudo que a Fisioterapia pode fazer pelo paciente dele. Mas acredite, não sabe não!  2. Tome cuidado ao levar a relação para o lado monetário. Já vi algumas pessoas remunerando tais profissionais por clientes indicados. Não tenho certeza se essa é a melhor estratégia. Melhor seria levar para o lado de conscientizá-lo de que prescrever fisioterapia é a melhor opção que ele, como um médico zeloso, tem a oferecer ao seu paciente. Se o cara for muito legal mesmo, comprar a ideia e começar a lhe enviar clientes, faça permutas, dê aulas grátis pra ele, ou quem sabe para a esposa. Acho que já pode ficar de bom tamanho.

6. Outros parceiros estratégicos: A pessoa que busca por uma clinica de fisioterapia tem um determinado perfil, que vai variar muito conforme a região, bairro, localização que você está. Mas ela tem um perfil. Ela tem uma série de coisas que valoriza, que deseja, que tem medo, tem uma série de hábitos, etc. Procure entender esse perfil do seus clientes e comece a imaginar quais outros locais ela frequenta. Pense em todos os restaurantes, lojas de conveniências, lojinha de importados, lojinha de produtos naturais, farmácias, mercados, lanchonetes que o seu cliente em potencial pode já estar frequentando! Pronto, você acabou de criar uma lista de “parceiros estratégicos”. Em primeiríssimo lugar, comece a frequentar esses lugares, depois comece a conversar com os donos desses estabelecimentos – afinal, eles mesmos podem ser seus futuros clientes – e, num momento propício, pense mesmo em fazer alguma parceria. Quem sabe ele deixa você colocar planfetos ou mesmo um banner no espaço dele?  Ou, até mesmo quem sabe ele já se anima e lembra-se de alguém para lhe indicar?

7. Panfletagem! Eis uma ótima maneira para divulgar seu estúdio e ao mesmo tempo uma ótima maneira de jogar seu dinheiro fora! É a panfletagem. Pode ser sua mais efetiva arma de divulgação, como pode ser apenas uma maneira de perder tempo e dinheiro – e ainda poluir a cidade. Mas, onde está a diferença? A diferença está em onde você “solta” esses panfletos. Soltar na rua, em sinaleiras, pagar alguém para entregar a qualquer um passante, é, a meu ver, um tiro no escuro. Você está atirando muito, e pode acertar alguém, claro. Mas vai gastar muita munição. Tenho percebido resultados muito positivos com uma divulgação mais dirigida. Primeiro deixando alguns nos balcões de recepções da padaria, da loja de moda, da clínica, da loja de produtos naturais, entre outros. Depois, com muito critério, escolher bairros, ruas, condomínios que merecem uma divulgação “porta em porta”. E nelas, passar casa a casa deixando o panfleto nas caixinhas de correio, ou em mãos se tiver oportunidade. É trabalhoso. É muito suado. Mas dá um resultado! Vale a pena!

8. Fazendo os outros jogarem a favor! Uma clinica de fisioterapia é um negócio em que te deixa muito próximo dos seus clientes. Na verdade, uma pessoa só chega a ser seu cliente se gostou muito de você, afinal é a sua saúde que ele está lhe confiando. Então, é muito comum o seu cliente se tornar um entusiasta do seu negócio. Procure tirar proveito disso. Faça-os jogar junto. Que tal confeccionar alguns adesivos para seus clientes colarem em seus carros? Ou pedir a eles a indicação de três pessoas com telefone e e-mail para que você possa convidar para uma aula experimental. Ou várias outras idéias que podem surgir, mas o importante é ter em mente que você não precisa ter vergonha ou receio de lhes pedir algo do gênero. Na realidade, a maioria das pessoas vai se sentir importante em poder participar.

9. Divulgação nas Empresas! É muito comum o seu estúdio estar próximo a empresas grandes, onde você sabe que tem gente com o perfil para fazer aula no sua clínica. Mas como chegar lá? Como fazer uma divulgação consistente? Minha sugestão é o formato de convênios com descontos para a formação de turmas. Esse formato atende os interesses de todo mundo: o seu em angariar novos alunos, o dos funcionários da empresa em conseguir se valer da sua posição para conseguir descontos e, principalmente, o da empresa, de oferecer a seus funcionários vantagens com o convênio. E aí está o segredo: você tem que jogar do lado da empresa – e do profissional de RH que provavelmente será seu contato lá – mostrando aos funcionários/clientes que é uma vantagem que a empresa está oferecendo em conseguir este convênio. Esse é o pulo do gato. Ao mesmo tempo que você prestigia a empresa e o profissional de RH, você dá status ao seu estúdio.

10. Prepare-se para a internet! Você já sabe que tem gente pesquisando no Google de tudo o possível e imaginável. Até o capuccino do lanche da tarde é encontrado num dos buscadores da internet. Então, não basta ter apenas um site. O seu site tem que, além de ter a mesma “cara” do seu estúdio. Estar bem colocado e acessível nas páginas dos buscadores.

Dadas 10 dicas para divulgar sua clínica, mãos a obra!

Com ajuda daqui


Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping