Exercícios que podem ser feitos durante o trabalho






Se você passa a maior parte do seu dia sentada em frente a um computador, possivelmente sente ou já sentiu dor nas costas ou algum tipo de desconforto. Isso ocorre porque a ergonomia das poltronas (no trabalho ou em casa), assim como nos meios de transporte, seguem um padrão que dificilmente atende a todos. “Muitas horas numa mesma posição causa fadiga muscular em regiões específicas, causando um desequilíbrio corporal. Por conta dessa fadiga criamos posturas inadequadas no dia a dia, o que chamamos de vícios posturais e que, em longo prazo, podem propiciar dores e a atrofia muscular”, explica a fisioterapeuta Ariane Pitrez.

Confira algumas dicas práticas da fisioterapeuta para corrigir a postura e mandar aquelas dores chatas do dia a dia embora para sempre. São exercícios que levam pouco tempo, mas que trarão benefícios importantes para uma boa qualidade de vida.

Acerte a altura da tela: A altura da tela do computador deve ser a que o olhar fique horizontal, preservando assim as vértebras cervicais. A cadeira deve estar posicionada de forma que as pernas estejam a 90º e o punho em posição neutra com o antebraço sempre apoiado.

Mantenha a postura: O apoio dos ossinhos do bumbum no assento é necessário para manter uma postura correta na posição sentada. Uma almofada inclinada, com altura maior atrás, facilita o apoio. A inclinação da poltrona a 90° também. Cruzar as pernas também é altamente prejudicial para uma postura correta.

Ande: Quando ficamos por muito tempo sentados não conseguimos, e nem é aconselhável, ficar horas numa mesma posição. Por isso, é importante levantar-se a cada 2 horas e caminhar um pouco, favorecendo assim a mobilização articular, a circulação sanguínea e o retorno venoso.

Movimente os pés: Caso não seja possível levantar-se, ao menos faça movimentos com os pés para um lado e para o outro. Faça também movimentos de rotação com a cabeça e os punho.

Use uma bolinha de tênis: Outro acessório que ajuda bastante é a bolinha de tênis. Ao passar na planta dos pés, sem os sapatos, libera os músculos da “cadeia posterior” e auxilia no retorno venoso. O efeito é maior quando a pessoa está de pé, mas pode ser usada sentada também.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.