O inverno e a fibromialgia





Quem sofre de fibromialgia sabe que, com a chegada do inverno, as dores nos tendões e articulações podem ficar mais acentuadas. Por isso, é importante que quem sofre com a doença dê atenção especial à prática de atividades físicas, que pode ser um grande aliado no alívio dos sintomas. Este "tal frio" pode prejudicar muito a saúde, quer a nível de ossos, quer a nível muscular.



Quando a temperatura desce, esta afeta ainda mais as dores e torna-as mais agudas. O que acontece é que com a descida da temperatura, a musculatura tenta "se defender" do frio aquecendo-se e, para isso contrai-se, fazendo com que algumas regiões do corpo se tornem mais doloridas e tensas.

Esta sensação é horrível principalmente nas zonas das costas, pescoço e ombros. Esta tensão cansa… Quanto às articulações, como o liquido que as lubrifica se torna mais espesso devido ao esfriamento do corpo, este prejudica os movimentos e provoca alguns incomodos.

Pode acontecer mais pela manha – acordo com muita rigidez muscular -pois como o corpo ainda está quente e tem que se habituar à temperatura exterior, o choque térmico é ainda mais sentido nas articulações.

Além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecida como um método não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia. É importante, no entanto, ressaltar que esses exercícios devem ser orientados por um profissional qualificado.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.