Será que é Linfedema?




http://www.terapia-fisica.com/imgs/linfedema-brazo.jpg

Apesar de tomar todos os cuidados e seguir as recomendações médicas, você tem notado que o seu braço do lado operado, recentemente ou há algum tempo, parece maior do que o outro ou um pouco dolorido, mais pesado.

Por coincidência ou não, você leu alguma coisa sobre Linfedema pós-mastectomia e acredita que possa ser o seu caso? O que fazer agora? Esperar alguns dias? Procurar um massagista? Passar aquela pomada que a vizinha jura que irá resolver? Entrar em depressão e acreditar que essas coisas só acontecem com você mesma?

Não caia em tentação. É muito normal querermos acreditar em soluções fáceis e milagrosas ou nos entregarmos à fatalidade. O primeiro passo lógico e acertado é procurar o seu médico, de preferência aquele que a acompanhou na época da cirurgia. Ele saberá o que fazer e a encaminhará para um Médico Especialista e/ou para um tratamento adequado.

Nem sempre um conjunto de sintomas determina um diagnóstico. Existem problemas reumatológicos, ortopédicos, vasculares entre outros que podem ter sintomas comuns. Somente o médico poderá fazer o diagnóstico.

Linfedema. E agora?

Se você recebeu o diagnóstico de linfedema...

Existe tratamento e isto já é um bom começo. O tratamento promove o controle do linfedema, ou seja, mantém a região acometida com tamanho o mais próximo possível do normal.

O médico indicará o tratamento mais adequado ao seu caso e muito provavelmente solicitará tratamento fisioterapêutico.

A técnica fisioterapêutica mais aceita e empregada e que obtém os melhores resultados atualmente, tanto no tratamento como na prevenção do linfedema é a linfoterapia (ou Terapia Física Complexa) que utiliza recursos como: linfodrenagem manual, enfaixamento compressivo funcional e exercícios terapêuticos específicos, cuidados com a pele, automassagem linfática e uso de contenção elástica. O tratamento é dividido em duas fases: a primeira, mais intensa, objetiva a redução máxima do edema e a segunda fase visa à manutenção da redução obtida na primeira fase.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.