Terapia Manual Aquática e Terapia Manual no Solo




A mobilização articular na água tem como objetivo disponibilizar para os terapeutas aquáticos os valiosos recursos da terapia manual, de forma a tornar a hidroterapia um meio mais completo e eficaz de tratamento.

As técnicas são inspiradas no tratamento de terapia manual executados no solo, como por exemplo, as técnicas do conceito Maitland, porém o meio aquático com suas peculiares propriedades físicas, produzem benefícios bem específicos, relacionados com a dor, espasmo, postura do paciente e padrões de movimento, permitindo na água uma aplicação de técnicas de mobilização exclusivas.

A terapia manual existe há séculos, embora tenha se desenvolvido muito nos últimos trinta anos.

Mobilização na água x no solo

A mobilização articular visa restaurar primeiramente o movimento acessório, para após restaurar o movimento fisiológico, porém,  na terapia manual aquática em algumas circunstâncias haverá uma combinação de movimentos acessórios e fisiológicos, devido a instabilidade do meio.

Em terra é possível tratar um único segmento vertebral, na água geralmente a mobilização de um segmento, irá mobilizar outro segmento em menor grau de intensidade, tornando a mobilização um pouco mais global em algumas situações.

É comum em terra ocorrer com o paciente em tratamento um espasmo muscular antecipado, devido a posição de mobilização, como por exemplo,na rotação da coluna. Na maioria das mobilizações aquáticas o espasmo muscular estará diminuído, de forma que a mobilização ocorrerá mais facilmente, com maior conforto para o paciente.

Mobilizações aquáticas devem ser executadas muito mais lentamente que em solo, respeitando os princípios de movimentação do corpo na água.

O terapeuta ao executar a terapia manual aquática não deve estar condicionado aos padrões de tratamento em solo, pois estamos operando em meio absolutamente distinto.

O terapeuta deve utilizar as propriedades físicas e terapêuticas da água juntamente com sua habilidade para realçar as técnicas de terapia manual.

Um dos mais importantes benefícios em relação à terapia manual aquática está o fato de que após a aplicação das técnicas, o terapeuta pode imediatamente, implementar um programa de exercícios terapêuticos, estabilidade e fortalecimento, em um ambiente sem dor.

Princípios físicos importantes durante a aplicação de terapia manual aquática

- Flutuação

- Posicionamento e postura do paciente

- Uso adequado de flutuadores

- Densidade do corpo

- Temperatura da água

 Procedimentos e terapias suplementares

A terapia manual aquática deve ser instituída ao plano de tratamento após a avaliação do paciente, para colher seu histórico, realizar a aplicação de testes específicos e  eleição das técnicas a serem utilizadas, elaborando assim, um plano de tratamento para o paciente.

A terapia manual possui diversas escolas, e cada uma delas emprega um método específico de avaliação e tratamento.

Com o tempo foi incorporando várias disciplinas e teorias, muitas das quais estiveram em conflito. Nos últimos anos chegou-se a conclusão de que nenhum grupo isolado detém o monopólio da verdade, e que um pode aprender com o outro.

Os terapeutas aquáticos precisam desenvolver, pesquisar e aprimorar técnicas de terapia manual na água.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.