Principais causas da dormência no rosto




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiIWDLXshxhRC8Fe9TZKr_RWWvYZKKDBbz4IBuDSmjjJnBISJg5c8I5lt1JbGLXp6yHl-lg4kdwu4Ig17CDTC8C6flUElfUNPupr6HysDI-3ggjR7Snf4sM2x_fd80SMu9YJg77OQ_wS8/s1600/avc_thumb%5B4%5D.jpg

Muitas vezes a causa da dormência do rosto não é grave. Por exemplo, dormir em uma posição muito desconfortável (exercendo pressão sobre os nervos faciais) pode levar à dormência, mas o sintoma é temporário.

Se a dormência for persistente ou vier associada a outras alterações, deverá ser procurado um pronto atendimento para melhor avaliação. Veja as principais possíveis causas da dormência no rosto abaixo.

Compressão de nervo

Pode ser consequência de hérnia de disco. Esta situação produz dormência facial parcial, assim como uma sensação de formigamento. É uma condição reversível, se corrigida a hérnia discal. O tratamento deverá ser realizado sob orientação do neurocirurgião ou do neurologista.

Paralisia de Bell

Paralisia e dormência (mas apenas temporárias) rosto são as consequências desta condição. Acontece devido a uma inflamação do nervo facial, que pode ser causada pelo vírus da herpes e da catapora, por exemplo. Usualmente, há recuperação do déficit, mas pode ser prolongada. O tratamento deve ser feito sob orientação de um neurologista.

Esclerose múltipla

É uma doença auto-imune na qual há ataque à bainha de mielina, o revestimento de proteção em volta dos nervos. Eventualmente, isto resulta em um dano grave para o nervo. O tratamento deve ser feito sob orientação de um neurologista.

Infecção provocada pelo vírus varicela-zóster

O vírus varicela-zóster pode levar à erupção de pequenas bolhas, coceira, dor de cabeça, calafrios, febre e fadiga. Quando as erupções estouram na região da face, podem surgir sintomas como sensações de queimação, formigamento e dormência facial.

Acidente vascular cerebral

Acontece quando um dos vasos sanguíneos se rompe, ou se um coágulo obstrui o fluxo de sangue, causando diminuição do suprimento de oxigênio para o cérebro. A falta de oxigênio para o cérebro pode levar à dormência, que estará presente em apenas uma das metades do rosto. No entanto, ao contrário da paralisia de Bell, uma pessoa que apresente dormência no rosto por causa do acidente vascular cerebral, é capaz de fechar um olho ou franzir a testa. Ataques isquêmicos transitórios também podem ser uma das causas da dormência no rosto. Na presença desta alteração, associada à fraqueza do braço e perna de um lado do corpo, dor de cabeça, alteração da fala, perda de consciência, falta de resposta, deverá ser procurado um pronto atendimento imediatamente. O tratamento deve ser feito sob orientação de um neurologista.

Enxaqueca

Em algumas pessoas uma enxaqueca pode levar a dormência perioral, isto é, uma dormência ao redor da boca.

Neuralgia do trigêmeo

Não são conhecidas as causas exatas desta doença. Trata-se de uma desordem nervosa que afeta o nervo trigêmeo, levando a dormência, formigamento e inclusivamente dor no rosto. Em alguns casos, a dor é grave e pode ser mesmo insuportável. O tratamento deve ser feito sob orientação de um neurologista.

Outras possíveis causas

Há muitas outras causas de dormência no rosto. Estes podem incluir o estresse, a depressão , ataque de pânico, ou sintomas de hiperventilação. Enxaqueca pode levar a dormência perioral, ou seja, dormência em volta da boca, em alguns indivíduos. Pode também ser devido a uma doença chamada neuropatia diabética ou efeitos secundários de alguns fármacos. Estes medicamentos contêm inibidores que alteram os neurotransmissores e as suas funções que conduzem a dormência do rosto e outras partes do corpo. Doenças auto-imunes, tais como a doença de Sjogren, escleroderma e lúpus eritematoso sistémico (LES), podem também conduzir a dormencia do rosto ou formigamento.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.