As Lesões de Ombro nos Idosos




Resultado de imagem para ombro

Uma das principais causa de procura de idosos em consultórios de Fisioterapia é a dor no ombro. Essa dor no ombro vem associada a restrição de movimentos e a falta de força, o que influi diretamente nas atividades diárias deles.

Há algumas doenças são mais freqüentes no ombro do idoso. Dentre elas, podemos citar a artrose gleno-umeral, que ocorre entre o braço (úmero) e o ombro (glenóide), a artrose acrômio-clavicular, que ocorre entre a clavícula e o ombro (acrômio) e a lesão do manguito rotator, que é um conjunto de tendões dos músculos responsáveis pela elevação do braço acima da cabeça principalmente.

As artroses glenoumeral e acrômio-clavicular correspondem a um processo de degeneração da cartilagem, que é uma estrutura que evita o contato entre os ossos nos movimentos. Eles chegam na fisioterapia com dor no ombro aos movimentos do braço, sobretudo na elevação acima da cabeça. A dor pode irradiar para outras estruturas, como face lateral do braço, pescoço e até para a região do ouvido. O paciente com artrose também pode ter limitação dos movimentos e sentir "estalos" no ombro, devido ao contato entre os ossos.

A lesão do manguito rotator pode ser devido a um trauma agudo ou aparecer gradualmente devido a um processo de degeneração tendinosa e muscular e é mais comum em pessoas que apresentam o acrômio ganchoso, que é um osso que fica logo acima do manguito, podendo causar impacto. Um raio-x pode ajudar o fisioterapeuta na detecção desse tipo de acrômio. O paciente pode ter dor no ombro inclusive à noite, que irradia para face lateral do braço. Também pode apresentar perda da elevação e rotação do braço, além de atrofia muscular.

http://www.fisiocefis.com.br/2012/wp-content/uploads/2012/04/fisioterapia-idosos.jpg

As artroses e a lesão do manguito rotator tem uma boa melhora com o inicio da Fisioterapia, que deve ter como objetivo a diminuição do quadro álgico e a recuperação funcional da região.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.