Exercícios aplicados na Ginástica Laboral




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiVs1AQTNVWtiCpyxb6zskHhALx6H1_pz8Y2ZIr1ymtYEqjM_IBpmqwLMdP8FpVUFhe0WmpaFi1aXkfL_66nB5szFOy5KCyiyItAC_prbzNr7X6QibS6Oo4c3TBF95bsAXVARmfmYeajId/s1600/Gin%25C3%25A1stica2.jpg

A utilização da Ginástica Laboral está cada vez amis difundida em empresas de todos os tamanhos. A Ginástica Laboral é uma prática que envolve atividade física e mental. O relaxamento e o alongamento periódico no trabalho aliviam stress e aproximam as pessoas

A prática de exercícios regulares no ambiente de trabalho auxilia no combate ao desgaste emocional e melhora o relacionamento interpessoal dos trabalhadores, segundo especialistas. A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios, desenvolvidos geralmente no meio da jornada de trabalho, com o objetivo de quebrar a rotina de movimentos repetitivos e auxiliar na prevenção de lesões. A ginástica laboral melhora também a condição física e psicológica dos funcionários e o aumento da integração entre as equipes.

A principal patologia que a Ginástica Laboral é a LER. Dentro dessa síndrome, existem milhares de doenças: tendinite, tenossinovite, síndrome do túnel do carpo, bursite, entre outras que são combatidas pelos exeríccios regulares dentro da empresa.
Os exercícios aplicados aos trabalhadores dependem do tipo de esforço a que estão condicionados. Em um local onde o funcionário carrega bastante peso, como em uma fábrica, o maior número de lesões é por distensões musculares. Nesse tipo de empresa, a ginástica é mais voltada para o aquecimento. Os exercícios devem ser mais dinâmicos, pois buscam aquecer as articulações e a musculatura, como o polichinelo.
Já para quem está condicionado a uma sobrecarga mais estática, como quem trabalha em escritório, os exercícios devem ser de alongamento, estimulando mãos, braços, ombros e coluna cervical.
Quanta à duração, três vezes por semana uma média ideal. Realizada apenas uma vez por semana, a atividade passa a ser contraproducente. Se o empregador quer apenas uma vez, é preferível que leve uma pessoa para fazer uma massagem rápida. Vai ser mais aceito pelos funcionários e terá um efeito muito maior.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.