Pilates usado como cinesioterapia









Cinesioterapia é um importante recurso dentro da fisioterapia para a reabilitação de pacientes. Através do movimento, seja passivo ou ativo, há uma melhora significativa de toda a função no local que precisa de reabilitação. O Pilates é uma das técnicas que o fisioterapeuta dispõe para facilitar essa caminhada para a reabilitação funcional. Neste caso, já estaria na parte de movimento ativo, que o próprio paciente realiza a ação e se encontra na faixa de exercício terapêutico, que é o movimento do corpo ou das partes corporais para alívio de sintomas ou melhorar a função dele mesmo.

A cinesioterapia ativa acaba sendo obrigatória em todos os programas de recuperação funcional, principalmente porque  os exercícios isométricos e o fortalecimento de grupos musculares são fundamentais. Esses exercícios são realizados ou controlados pela ação voluntária dos músculos motores do movimento, atuando em oposição a uma resistência intrínseca ou extrínseca.

É nessa hora que podem entrar os atendimentos de pilates para a melhora funcional do paciente porque eles podem ser incluídos aos exercícios da cinesioterapia ativa. Eles podem ser feitos sem resistência ou com o auxílio de acessórios dentre eles estão: bolas de diferentes dimensões, flex band, rolo, stability cushion (discos de propriocepção), bastão, fitness circle, entre outros para dar suporte aos pacientes que se encontram na prática do método e que dão resistência ao exercício.

Recomenda-se, portanto, que no início do processo de reabilitação o uso da mecanoterapia, com o intuito de serem facilitadores para a execução dos movimentos, com a função de auxiliar a realização do movimento consciente ao estimular e desafiar a execução. Vale lembrar que os atendimentos de reabilitação devem ser sempre orientados por fisioterapeutas, que tenham domínio na área de pilates e estarem bem informados sobre as patologias que estão tratando.

Conteúdo cedido pelo Aprendendo Pilates

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping