Vida de Fisio: o papel do fisioterapeuta na sociedade




http://frvida.com.br/images/fisio.jpg

Melhorar a qualidade de vida do paciente, independentemente da patologia que ele te apresenta. Entender isso é o ponto de partida para que o fisioterapeuta consiga desenvolver tudo o que aprendeu na faculdade entre matérias, métodos, protocolos e ensinamentos.

Não é por acaso que o fisioterapeuta deve ser um profundo conhecedor e observador  do estilo de vida moderno, justamente para que poss desempenhar melhor o papel de dar  saúde para o desenvolvimento humano. A manutenção, promoção e reabilitação, associadas às tecnologias contribuem com qualidade de vida da população. Desta forma o mercado de trabalho para o Fisioterapeuta vem sendo ampliado. O Fisioterapeuta pode atuar em hospitais, prefeituras, empresas (saúde do trabalhador), academias, spas, lar de idosos, escolas e em clubes desportivos, docência e pesquisa ou com atendimento domiciliar. Pode, ainda, ser proprietário de sua clínica ou consultório.

O reconhecimento não é fácil, fazendo a vida de fisio ter alguns percalços. Quantos pacientes já passaram pela sua vida e que acham que as sessões de fisioterapia não adiantarão em nada? Quantos chegam ate você descrente num possível tratamento?  A culpa é de quem?

Não cabe mais, dentro da fisioterapia atual, sessões automatizadas, onde vários pacientes são tratados da mesma forma, com o uso de aparelhos e isolamento em cabines frias e impessoais. O tratamento de fisioterapia que tem que existir é o profissional que escute a queixa, pense em objetivo, nos métodos para chegar nesses objetivos e trace um tratamento e chegue a alta, mesmo que dure mais do que as benditas sessões pré-determinadas pelo plano. O tratamento deveria começar na clínica/consultório/hospital e continuar em casa, na rua com as orientações do fisioterapeuta sobre o dia a dia do paciente.

Não estamos longe da fisioterapia ideal. Talvez falte mais informações para profissionais e pacientes. Talvez falte boa vontade de se valorizar dos profissionais. Mas esses profissionais, os poucos, estão entendendo que o seu papel na sociedade só será valorizado quando o conhecimento tomar a frente do processo e eles conseguirem se impor por causa disso. Aí sim, através do conhecimento ganharemos o mundo.

Até a próxima!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.