RPG e cadeias musculares






Nossos músculos estáticos são organizados em conjuntos homogêneos, que podem ser agrupados e classificados de acordo com suas finalidades. A esses conjuntos dá-se o nome de cadeias musculares.

· A RPG definiu duas grandes cadeias-mestras:

- Grande cadeia-mestra posterior (ou cadeia de extensão), que engloba músculos do arco do pé, tríceps sural, isquiotibiais, tibial posterior, glúteos profundos e espinhais. É a grande cadeia mestra-posterior que permite erguer o indivíduo. É de importância crucial na prática desportiva.

- Grande cadeia-mestra anterior, a qual pertencem os músculos escalenos, intercostais, psoas, adutores, anteriores da perna e tendão superior do diafragma. É ligada à cadeia inspiratória.

· E seis cadeias anexas:

 Cadeia superior do ombro, que engloba o trapézio superior, feixe médio do deltóide, e o peitoral menor. 

 Cadeia íntero-interna do ombro, que dificulta a elevação do braço

 Cadeia anterior do braço, que produz a retração da flexão do membro anterior

 Cadeia íntero interna do quadril, que envolve os músculos adutores pubianos, iliopsoas e fáscia ilíaca. Essa cadeia escava a região lombar, e limita a abertura das coxas.

 Cadeia lateral do quadril, a qual pertencem os músculos peroniais laterais, glúteo maior superficial, tensor da fáscia lata e piramidal.

 Cadeia inspiratória, que conta com os músculos escalenos, esternocleidomastóideo, tendão do diafragma, diafragma, intercostais, espinhais dorsais e peitoral menor.

Todas essas cadeias estão interligadas, e participam globalmente dos movimentos do corpo, assegurando a destreza do gesto. O corpo, portanto, não aceita mudanças de estática utilizando um único grupo de músculos: ele necessita de um alongamento global. 

Ao contrário dos métodos de alongamento convencionais, o SGA trabalha as cadeias musculares em conjunto, evitando que o alongamento "se perca" devido a erros de execução.

Com ajuda daqui



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.