4 formas de atuação do Fisioterapeuta no Esporte




http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/pordentrodasprofissoes/files/2014/07/470777927.jpg

A inserção de fisioterapeutas na área esportiva está cada vez maior, seja em clubes, equipes de assessorias esportivas ou até mesmo em academias. Para o fisioterapeuta que trabalha nessa área é imprescindível saber os gestos motores de cada atividade a ser exercida. Em atividades físicas, seja esportes ou exercícios, o fisioterapeuta atua de quatro formas: a prevenção, atendimento emergencial, reabilitação funcional e retorno à atividade.

A importância do fisioterapeuta saber os gestos motores de cada modalidade começa na primeira forma citada acima: a prevenção. Para prevenir futuras lesões e até mesmo ajudar na melhora do movimento e consequente melhora da performance, o fisioterapeuta deve estar atento a fatores que possam lesionar o praticante. Além disso, a preparação de articulações e musculaturas com exercícios específicos podem ser feitos junto com o trabalho de preparação física, num treinamento funcional, por exemplo.



A segunda forma de atuação do fisioterapeuta esportivo é o atendimento emergencial. Muitas vezes preterido no futebol, onde culturalmente existe a figura do massagista do esporte que entra em campo com o médico, há outros esportes que a participação do fisioterapeuta, individualmente ou em ação com o médico, principalmente em treinamentos é bastante consolidada. Há um grande potencial de mercado a ser conquistado pelo fisioterapeuta esportivo no atendimento emergencial em jogos. Para tanto, faz-se necessário a contratação de mais profissionais fisioterapeutas pelos clubes para atendimento a essa demanda, bem como uma formação mais sólida, aliada a uma política de reconhecimento, pelas federações e confederações, do fisioterapeuta como profissional que pode atuar de maneira científica e segura juntamente com o profissional médico.

https://fisiosportnews.files.wordpress.com/2013/06/haha.jpg

A terceira forma e, acredito, a mais comum de se encontrar o fisioterapeuta esportivo atuando no mercado é a reabilitação funcional do praticante de atividade física/atleta. Eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia passiva e ativa fazem parte dessa forma de atuação e que tem como objetivo preparar o atleta para a volta à a atividade. Pré e pós operatórios de lesões traumáticas ou não estão incluídos aqui.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivvb5RBkr-npxXDPVaIdCc_wvpER9JmDlVNVSee-OcGib5-dLuzXk9G8DDjdHsW7e6n43O1McQu_BpCHS9-tRLvzNPvW9TMrLvIn6HRdF9iF6uTreqBWQ5SNkuNCfq7qEYCJz3fH2gavFv/s640/imagem_fisioterapia_ortopedia.jpg

A quarta e ultima forma de atuação do fisioterapeuta é a fase seguinte da recuperação funcional, que é o retorno às atividades. Com exercicios já utilizando o gesto motor mais efeitvo do esporte escolhido, uma parte dessa área pode ser feito em conjunto com o preparador físico, principalmente no ganho de musculatura e aprimoramento de valências físicas especificas exigidas em cada modalidade.

Há um longo caminho para a melhora efetiva da fisioterapia esportiva, principalmente no que se refere a prevenção de lesões. É uma área que eu gostaria de ver mais profissionais atentos e produzindo conteúdo científico para que o aprimoramento seja ainda maior.

Porém, é inegável a valorização cada vez maior do fisioterapeuta no esporte.

Ate a próxima!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.