4 formas de atuação do Fisioterapeuta no Esporte






http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/pordentrodasprofissoes/files/2014/07/470777927.jpg

A inserção de fisioterapeutas na área esportiva está cada vez maior, seja em clubes, equipes de assessorias esportivas ou até mesmo em academias. Para o fisioterapeuta que trabalha nessa área é imprescindível saber os gestos motores de cada atividade a ser exercida. Em atividades físicas, seja esportes ou exercícios, o fisioterapeuta atua de quatro formas: a prevenção, atendimento emergencial, reabilitação funcional e retorno à atividade.

A importância do fisioterapeuta saber os gestos motores de cada modalidade começa na primeira forma citada acima: a prevenção. Para prevenir futuras lesões e até mesmo ajudar na melhora do movimento e consequente melhora da performance, o fisioterapeuta deve estar atento a fatores que possam lesionar o praticante. Além disso, a preparação de articulações e musculaturas com exercícios específicos podem ser feitos junto com o trabalho de preparação física, num treinamento funcional, por exemplo.



A segunda forma de atuação do fisioterapeuta esportivo é o atendimento emergencial. Muitas vezes preterido no futebol, onde culturalmente existe a figura do massagista do esporte que entra em campo com o médico, há outros esportes que a participação do fisioterapeuta, individualmente ou em ação com o médico, principalmente em treinamentos é bastante consolidada. Há um grande potencial de mercado a ser conquistado pelo fisioterapeuta esportivo no atendimento emergencial em jogos. Para tanto, faz-se necessário a contratação de mais profissionais fisioterapeutas pelos clubes para atendimento a essa demanda, bem como uma formação mais sólida, aliada a uma política de reconhecimento, pelas federações e confederações, do fisioterapeuta como profissional que pode atuar de maneira científica e segura juntamente com o profissional médico.

https://fisiosportnews.files.wordpress.com/2013/06/haha.jpg

A terceira forma e, acredito, a mais comum de se encontrar o fisioterapeuta esportivo atuando no mercado é a reabilitação funcional do praticante de atividade física/atleta. Eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia passiva e ativa fazem parte dessa forma de atuação e que tem como objetivo preparar o atleta para a volta à a atividade. Pré e pós operatórios de lesões traumáticas ou não estão incluídos aqui.

http://2.bp.blogspot.com/-Wghy2lNvO-A/T1AMvWKbZxI/AAAAAAAAA8c/Dhf5DccL1oY/s640/imagem_fisioterapia_ortopedia.jpg

A quarta e ultima forma de atuação do fisioterapeuta é a fase seguinte da recuperação funcional, que é o retorno às atividades. Com exercicios já utilizando o gesto motor mais efeitvo do esporte escolhido, uma parte dessa área pode ser feito em conjunto com o preparador físico, principalmente no ganho de musculatura e aprimoramento de valências físicas especificas exigidas em cada modalidade.

Há um longo caminho para a melhora efetiva da fisioterapia esportiva, principalmente no que se refere a prevenção de lesões. É uma área que eu gostaria de ver mais profissionais atentos e produzindo conteúdo científico para que o aprimoramento seja ainda maior.

Porém, é inegável a valorização cada vez maior do fisioterapeuta no esporte.

Ate a próxima!

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.