Enxaqueca não é causada por disfunção da ATM.





http://www.fisioretiro.com/imagenes/atm_fisioretiro_fisioterapia_madrid.jpg

Por pura falta de informação, há muitas pessoas tratando disfunção na ATM, com esperanças de "curar" a enxaqueca. Então, se alguém atribuir a disfunção na articulação temporo-mandibular.

Disfunção da ATM e enxaqueca são duas coisas independentes e diferentes uma da outra. Porém muito confundidas. É errado e simplista achar que "melhorando a disfunção da ATM, melhora a enxaqueca", ou pior ainda, que a enxaqueca seria causada pela disfunção na ATM.

Sabendo mais sobre a ATM

A ATM, ou articulação temporomandibular, é uma articulação que conecta a mandíbula ao crânio. Nós temos duas ATMs, uma de cada lado da mandíbula, e elas se localizam imediatamente na frente dos ouvidos. A ATM é quem dá a mobilidade necessária para falar, mastigar, abrir e fechar a boca. A parte inferior (mandibular) da articulação temporomandibular é arredondada, recebe o nome de côndilo, e desliza num encaixe denominado fossa mandibular, localizada no osso temporal do crânio (daí o nome articulação têmporo-mandibular). Entre o côndilo da mandíbula e seu encaixe na fossa mandibular, fica um pequeno disco articular, composto de cartilagem e tecido fibroso, que atua absorvendo o impacto e distribuindo as forças entre as estruturas em contato.

Associados à articulação temporomandibular ou ATM, existem ligamentos (ligamento temporomandibular, estilomandibular, esfenomandibular, otomaleolar e discomaleolar, estes dois últimos conectando a ATM ao ouvido médio).

A inervação da articulação temporomandibular ou ATM fica a cargo do ramo mandibular do nervo trigêmeo.

Além disso, a ATM recebe suprimento sanguíneo através de artérias e veias.

O que é disfunção da ATM 

O termo disfunção da ATM é extremamente genérico – ou seja, não significa um problema ou doença específicos. O termo disfunção da ATM pode ser utilizado para se referir a todo e qualquer problema envolvendo a articulação temporomandibular propriamente dita (côndilo, fossa e disco), assim como todo e qualquer problema envolvendo os ligamentos, tendões, músculos, nervos, artérias, veias e qualquer outra estrutura ligada ou interconectada à ATM. Se nós considerarmos que a ATM tem interconexões com o ouvido, pescoço, nuca, coluna e todo o resto do corpo (afinal, todo o nosso corpo está, efetivamente, interconectado), então não é errado, conceitualmente falando, associar indiretamente qualquer problema ou doença à ATM. O que NÃO se deveria fazer é atribuir relação causa-efeito entre "disfunção da ATM" (um termo extremamente genérico, como já vimos) e doenças como a enxaqueca, cefaleia do tipo tensional, ansiedade, depressão e outras doenças que na verdade são reflexos de uma disfunção neuroquímica, e não simplesmente uma disfunção da ATM, ainda que essa disfunção exista.

Quando muito, uma disfunção da ATM pode ser mais um entre muitos desencadeantes, mas não a causa, da enxaqueca. É lógico que uma disfunção muito grande da ATM pode desencadear (mas não causar) mais enxaqueca que uma pequena disfunção. O problema é que, no afã de encontrar alguma causa para a enxaqueca, muitos sofredores acabam realizando uma infinidade de exames e encontrando uma disfunção da ATM que, de outra forma, não estava sequer causando sintomas – porém infelizmente, muitas vezes acaba se atribuindo a essa alteração de exame toda a dor de cabeça que a pessoa apresenta. Portanto, cuidado.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.