Tratamento antecipado ajudaria a conter Alzheimer moderado






 Foto: iStock


O tratamento antecipado do Alzheimer poderia ajudar a frear os sintomas de casos moderados da doença, concluiu um estudo apresentado nesta quarta-feira (22), sobre uma nova fase de testes do remédio Solanezumab, da multinacional Eli Lilly. O anúncio foi feito durante a Conferência Internacional da Associação de Alzheimer (AAIC), que acontece esta semana em Washington.
Até o momento, o Solanezumab e Aducanumab, este último da empresa Biogen, são os dois medicamentos mais promissores para lutar contra o Alzheimer, doença que ainda não tem cura. O tratamento está cada vez mais voltado à detecção antecipada por meio de sintomas associados.
De acordo com a diretora de pesquisa da Eli Lilly, Hong Liu-Seifert, o medicamento "melhorou e conta, pela primeira vez, com uma metodologia estatística" que permite aos especialistas determinar como aprimorar o uso do fármaco.
Após várias fases de testes clínicos, a equipe de Hong Liu-Seifert conseguiu determinar com mais confiabilidade estatística que iniciar o tratamento antecipado da doença - até 28 semanas antes - pode ajudar a manter a qualidade cognitiva que em outros casos se perderia.
Segundo a diretora, com o passar do tempo, poderão ser acumulados mais dados de análises clínicas para determinar se é adequado iniciar o tratamento para conter o Alzheimer, inclusive antes da doença se manifestar.
O Solanezumab é um anticorpo monoclonal que atua como protetor neuronal para evitar a ação de uma proteína que foi identificada como o detector precoce do Alzheimer, a amiloide cerebral. Estas proteínas começam a se acumular no cérebro e indicam os primeiros sintomas do Alzheimer, que provoca a perda de memória.
Conforme explicou Hong Liu-Seifert, a identificação antecipada da predisposição a desenvolver este processo é fundamental para poder controlar a doença a tempo, que costuma se manifestar a partir dos 60 anos e afeta, aproximadamente, 35 milhões de pessoas no mundo e 1,2 milhão no Brasil.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.